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Como o planejamento estratégico é decisivo para o seu negócio?

Guarulhos, 07 de maio de 2017

Empreendedores que dão pouca importância e atenção ao planejamento estratégico podem sofrer com o dia a dia corporativo. Especialmente, na gestão do próprio negócio e na tomada de decisão para o seu desenvolvimento.

Isso se deve ao fato de que esse documento é, basicamente, uma bússola para nortear os empresários a respeito do momento em que suas empresas vivem e o local onde você quer que elas estejam — seja em curto, médio ou longo prazo.

Por isso, vamos entender ao longo deste post como o planejamento estratégico é decisivo para o seu negócio. Além disso, vamos entender também as principais etapas para a sua elaboração. Acompanhe!

O que é o planejamento estratégico?

Em resumo, trata-se de um instrumento de orientação para trazer assertividade à tomada de decisão cotidiana. Afinal, o documento finalizado é uma cartilha para a identificação dos processos produtivos e da melhor maneira de organizá-los.

Isso se traduz na segmentação eficiente de equipes e suas respectivas responsabilidades, na criação de um fluxo de trabalho otimizado e em uma análise completa — interna e externa — de carências e oportunidades que podem surgir ao longo do caminho.

Não à toa, empreendedores que iniciam o planejamento estratégico buscam a resposta para três questões:

  1. Onde a empresa se encontra, no presente?
  2. Para onde a sua gestão deseja conduzir o negócio?
  3. Qual — e como — será o caminho para chegar aos objetivos estabelecidos?

Isso não significa, no entanto, que o planejamento estratégico é um documento definitivo. Pelo contrário: ajustes podem ser feitos, ao longo do percurso, mas é similar à elaboração da missão e dos valores de sua empresa: você não os muda, completamente, porque eles fazem parte estrutural de sua empresa.

Como realizar o planejamento estratégico?

Até aqui, entendemos o que significa o planejamento estratégico e qual é a sua relevância na condução do seu negócio. A seguir, vamos explorar o teor mais prático da questão: como fazê-lo e desenhar um modelo de negócio sustentável, atingível e motivador para a sua equipe:

  • Tenha as principais metas estabelecidas, uma vez que elas serão o ponto de partida do seu planejamento;
  • Analise, internamente, todo o seu processo produtivo e liste as principais carências e os gargalos identificados nesse fluxo. Isso facilita a elaboração de estratégias que potencializem os pontos fortes e desenvolvam os pontos de melhoria;
  •  Identifique o seu público-alvo e alinhe os desafios, objetivos e necessidades dele às suas soluções;
  • Reúna-se com sua equipe e promova uma discussão com ideias, abordagens e estratégias para alcançar as metas estipuladas;
  • Crie um plano de comunicação — interna e externa — para estabelecer um posicionamento, identidade e formas qualitativas de divulgar sua empresa;
  • Planeje ações cujos resultados possam ser mensurados e, assim, avaliar o quanto os objetivos descritos no planejamento estratégico estão sendo atingidos.

Esse último ponto é fundamental, pois, como dissemos, o planejamento estratégico não é definitivo. Ele pode ser continuamente moldado para que vocês atinjam as grandes metas para a sua empresa se desenvolver gradativamente.

Agora, para que você tenha um forte aliado na busca por um planejamento estratégico eficiente, aprenda conosco como construir todo o plano de negócios de sua empresa!