Notícias

Comprimido com chip chega ao Brasil.

Guarulhos, 14 de dezembro de 2001

SÃO PAULO – Sabe aquela promessa de que os tradicionais exames de endoscopia poderiam ser substituídos um dia por uma cápsula com chip, semelhante a um comprimido? Pois isso já começa a se tornar realidade. É que a tal cápsula endoscópica, como foi batizada, está sendo lançada hoje (13) no Brasil pelo Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

Fabricada pela Given Imaging e distribuída no país pela Endoview, a cápsula endoscópica mede aproximadamente 1 centímetro de altura por 8 milímetros de largura, é à prova d´água e resistente a mordidas e ao meio ácido.

A ingestão da cápsula se dá por via oral, como se fosse um comprimido. Até ser expelida, a cápsula – que demora 8 horas para percorrer o interior do organismo – capta, por meio de sensores, cerca de 50 mil fotos.

As imagens são, então, enviadas a uma central de computadores do hospital, que geram um filme digital de 30 minutos para análise do médico.

Segundo o Departamento de Endoscopia do Hospital 9 de Julho, chefiado pelo Dr. Artur Parada, esse novo tipo de exame – que estará disponível no hospital a partir da próxima segunda-feira (17) – é mais indicado para patologias do intestino delgado, sangramento digestivo e anemia crônica.


Foto ampliada do comprimido