Os preços dos carros da Fiat estão até 18% mais baratos, desde a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), estabelecida pelo governo em 31 de julho. As concessionárias da marca já vinham praticando descontos nos carros médios antes da redução do IPI, que foi repassada integralmente pela rede. No caso do Marea 1.8 e do Brava, por exemplo, o desconto, que já era de 10%, subiu para 18% após 31 de julho.
Os modelos populares, de motor 1.0, já estavam de 4% a 6% mais baratos, segundo o presidente da Associação Brasileira de Concessionários de Automóveis Fiat (Abracaf), Rubens Carvalho, e ganharam mais um desconto de em torno de R$ 120, com a reduçãodo IPI.
Como resultado, de acordo com o presidente da Abracaf, houve maior fluxo de clientes nas lojas da rede, mas as vendas ainda estão pelo menos 20% abaixo das do ano passado.
Nas concessionárias Volkswagen, os preços dos carros 1.0 no varejo caíram de 0,9% a 1,2%, e os dos carros médios, 7,97%, com o repasse total da redução do IPI. Além disso, segundo o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen (Assobrav), Sergio Reze, a montadora está dando bônus para alguns modelos da linha 2002 para escoar mais rapidamente os estoques da rede, uma vez que a linha 2003 já está chegando às lojas, com redução de imposto.
Quando houve o repasse do IPI, as concessionárias da marca trabalhavam com estoques anteriores. De acordo com Reze, houve acordo entre a fábrica e os concessionários para uma “pequena” compensação, por terem vendido com desconto carros adquiridos sem redução de preço.
A Chevrolet só repassou parte da redução do IPI para as concessionárias, que estão trabalhando com descontos de 0,8% no Celta (único popular com diminuição de preço), é de, em média, 5% a 6% nos carros médios, de acordo com o presidente da Associação Brasileira de Concessionários Chevrolet (Abrac), João Batista Simão.
Mila Marques