O Concorde retomou hoje a voar comercialmente, 15 meses depois de um acidente envolvendo uma aeronave desse tipo da companhia aérea Air France, nos arredores de Paris.
Hoje, às 7h47 (horário de Brasília), a aeronave de número AF002, da Air France, decolou do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, com destino a Nova York.
O primeiro vôo comercial da aeronave após o acidente do ano passado deve chegar ao aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, depois de três horas e cinquenta e cinco minutos de vôo.
Entre os 92 passageiros estão o ministro dos Transportes da França, Jean-Claude Gayssot, e o presidente da Air France, Jean-Cyril Spinetta.
O Concorde da Air France que se acidentou em 25 de julho do ano passado passou por cima de uma tira de metal ao decolar, no aeroporto de Paris, o que fez o pneu estourar. Pedaços de borracha atingiram o tanque de combustível, que explodiu. No acidente, as 113 pessoas morreram, sendo que 109 estavam a bordo e outras quatro estavam em solo.
Uma hora depois da decolagem do Concorde da companhia aérea francesa, uma aeronave da empresa britânica British Airways também decolocou com destino a Nova York. No entanto, o vôo não é considerado comercial porque a bordo estão jornalistas e convidados. Na próxima sexta-feira, a companhia britânica retomará os vôos comercialmente.