Notícias

Consórcios de Exportação levam pequenos ao mercado internacional

Guarulhos, 23 de janeiro de 2002

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem no Brasil 3,5 milhões de empresas. Desse total, 98% são micro e pequenas. Mas apenas 2% exportam. O Consórcio de Exportação é a saída para seu ingresso no exterior, afirma Juarez Leal, consultor da Agência de Promoção da Exportação.

Os Consórcios de Exportação são agrupamentos de empresas com interesses comuns. ” Os empresários que decidem se unir criam uma entidade estabelecida juridicamente e definem a parte de cada empresa nos trabalhos conjugados e na cooperação. Os trabalhos são divididos em três tipos : venda, produção e venda e promoção”, diz Leal.

Segundo Claudete Garcia, consultora de negócios do Sebrae-SP, entidade que desenvolve o programa juntamente com a Apex, colocar seus produtos competitivamente no mercado estrangeiro não tem sido fácil para as micro e pequenas empresas brasileiras. ” As dificuldades são muitas e vão desde o alto custo da logística e da distribuição do produto, a distancia do mercado comprador, entraves para obtenção do crédito e divulgação do material.”

No lado financeiro, além de aportes iniciais da Apex para o grupo que pretende exportar, o trabalho do Sebrae organiza o funcionamento para redução de despesas para comercialização no exterior e promove encontros,” participação em feiras e rodadas de negócios”.

Como diz a consultora do Sebrae, os consórcios de exportação são agrupamentos de empresas com interesses comuns.” Os empresários que decidem se unir criam uma entidade estabelecida juridicamente, sem fins lucrativos, e definem a parte de cada empresa nos trabalhos conjugados e na cooperação. os trabalhos são divididos em três tipos : venda, produção e venda e promoção”.

Ressalta que as vantagens de se exportar por meio de um consórcio são várias:” despesas compartilhadas em eventos internacionais, rateio dos custos de exportação, apoio governamental em três anos de processo, transferência de tecnologia e ainda a consolidação de uma marca forte no exterior, a chamada marca guarda-chuva que abriga todos os consorciados”.

O Sebrae-SP apóia cerca de quinze consórcios nos segmentos de jóias, brinquedos, vestuário, alimentação. O de confecção reúne 21 lojas do Bom Retiro. O Consórcio de Exportação Tropícal Spice já conseguiu colocar seus produtos em mais de 18 países da América Latina, Europa e Japão.

Mais informações sobre estas e outras modalidades de exportação, consulte o canal comércio exterior, ou mande um e-mail para comercioexterior@acig.org.br