O consumidor brasileiro vem se rendendo à tecnologia na hora de reivindicar seus direitos. As ferramentas colocadas à disposição no mercado vêm ganhando a adesão dos cidadãos. Exemplos são o WhatsApp do Procon da Bahia, o Consumidor.gov, do governo federal, e o app Procon Carioca.
Este último registra que mais de mil consumidores da Cidade do Rio de Janeiro já baixaram o aplicativo, criado pelo Procon Carioca – órgão da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor. Ele serve para registrar reclamações e fazer denúncias. O acesso ao app Procon Carioca, lançado há pouco mais de 30 dias, está disponível para tablets e smartphones no sistema operacional Android e nas plataformas do iPhone (iOS), e WebMobile (HTML5).
Após registrar e enviar a reclamação e/ou denúncia, os consumidores recebem imediatamente um número de protocolo referente à solicitação, cujo andamento pode ser acompanhado pelo e-mail indicado pelo consumidor. Os serviços mais solicitados até agora foram produtos com defeito e atraso na entrega. O app Procon Carioca também traz informações e orientações sobre direitos do consumidor e serve ainda para a coleta de dados referentes às denúncias e planejamento de operações de fiscalização e ações educativas.
Na Bahia, o Procon local não informa os números sobre o atendimento pelo WhatsApp, disponibilizado aos consumidores há menos de um mês. Mas o superintendente, Ricardo Maurício Freire Soares, salienta que o serviço beneficiará toda a população. “A demanda cada vez maior de infrações cometidas pelos fornecedores e a vulnerabilidade do consumidor na relação consumerista trazem a necessidade iminente de expansão da atuação do órgão. Dessa forma, a implantação do novo meio de comunicação com os consumidores contribuirá para maior conforto e melhor qualidade dos serviços prestados pelo Procon-BA à população baiana, que passará a contar com mais uma forma de atendimento.”
Já o consumidor.gov, lançado no fim de junho pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon-MJ), já tem cadastrado cerca de 19 mil consumidores e mais de 9 mil registraram suas reclamações de forma online. Como a adesão das empresas é voluntária, 127 estão cadastradas e outras 52 estão em fase de credenciamento. “Um dos principais objetivos do consumidor.gov é aproximar o consumidor dos fornecedores para solução de problemas. Para isso, criamos um espaço público de conciliação, para que as empresas valorizem muito essa oportunidade e contribuam para a diminuição de litígios judiciais e nos Procons”, completa a secretária, Juliana Pereira.