Crédito apequeno empresário
A Caixa Econômica Federal vai oferecer em outubro linha de crédito, voltada para micro, pequenas e médias empresas e serve para aliviar o peso da folha de pagamentos dessas empresas no final do ano.
Com essa linha a Caixa beneficia as empresas, que sofrem com o peso financeiro dos pagamentos extras de fim de ano, e as pessoas físicas que querem antecipar e usar o 13º, agora, sem ter que esperar até o final de ano, diz Luiz Francisco Monteiro de Barros, vice-presidente da Caixa.
Para as pessoas físicas, o empréstimo está disponível para os trabalhadores com mais de um ano de vínculo empregatício e que possuem a sua conta salário na Caixa. Pode ser emprestado até 80% do valor a receber do 13º salário no final do ano, a juros de 3,90 % a.m. (cobrados juntamente com o principal do valor emprestado na data do vencimento do contrato).
A vantagem para o cliente está na possibilidade de utilizar os recursos para o pagamento de dívidas de cheque especial e cartão de crédito, cujas taxas são superiores, ou que queiram antecipar suas compras de natal aproveitando as promoções. Não se exige avalista e a data máxima para pagamento é dia 20 de dezembro de 2002.
Para as micro, pequenas e médias empresas, o financiamento de 13º da Caixa garante que a despesa extra da folha de pagamentos possa ser distribuída ao longo dos meses, já que o empréstimo pode ser pago em até 12 vezes. As outras condições do empréstimo estão sendo definidas para estar nas agências em outubro.
Para a empresa utilizar esse empréstimo é necessário que seja cliente da Caixa com folha de pagamento regular e não tenha problemas cadastrais e de atraso de pagamento dos salários.