– Tenho o cuidado de expor as peças como se elas estivessem em uma casa, foco da minha loja – diz Eleonora Demes, lojista.
Para chamar atenção
As vitrines devem focar o público-alvo que a loja deseja atingir e expor aquilo que realmente chamará a atenção, mas sem exagerar. “Nesses momentos, um vitrinista pode ajudar muito. Eles estudaram para isso. Por mais que o lojista acredite em sua intuição, uma vitrine feita por um profissional tem sempre uma elaboração maior”, explica o consultor, Mauro Fusco.
Fusco ressalta ainda que mesmo depois de pronta, a vitrine deve ser cuidada. A limpeza é ponto fundamental. Além disso, é importante prestar atenção ao estoque e não deixar que os produtos expostos acabem. “Isso é uma enganação, o consumidor olha, gosta e não pode comprar”, diz o consultor.
– A escolha do profissional deve ser feita com cautela. É preciso que ele se adapte ao gênero da loja e se integre às características dos produtos. Caso contrário, será muito difícil organizar um boa vitrine – afirma Rubens Jacob, lojista.
Como acertar na vitrine
Iluminação: Luzes quentes são melhores do que as frias. Pequenos focos individuais em cima dos produtos produzem um bom efeito.
Disposição dos produtos: Agrupe-os por afinidades. Os que forem novidade merecem destaque.
Organização: Vitrine bagunçada é sinal de loja desorganizada.
Tema: É bom sempre eleger um tema, que pode ser de época, ou datas comemorativas.
Limpeza do local: Produtos empoeirados são proibidos. A falta deles também. Criatividade numa vitrine vale mais do que o dinheiro investido para montá-la.
Encalhe: Se o produto não vendeu, não será a vitrine que vai fazê-lo. Se não deu certo dentro da loja, dará menos certo ainda fora da loja.
Atenção: Cuidado redobrado com o estoque das peças expostas.
Confusão: Evite a poluição visual
Mudança: Troque a vitrine de 15 em 15 dias.
Bruna Croce