Blog

Desenvolvimento profissional também faz parte do negócio

Desenvolvimento profissional negócio
Guarulhos, 02 de junho de 2017

O exercício de sua profissão não é uma conquista estática. Afinal de contas, mesmo os objetos mais inertes se desenvolvem com o tempo. Por que não cuidar, então, do seu desenvolvimento profissional e o de seus colaboradores?

Com essa mudança comportamental, vocês enxergam o mercado de uma maneira diferente, contínua e gradativa. Sem falar que vivemos uma época de constantes transformações e, ao negligenciar o desenvolvimento profissional, ficamos presos a soluções já obsoletas.

Por isso, neste post vamos explicar o que é o desenvolvimento profissional e como investir nele para um engrandecimento uniforme e sustentável do seu negócio. Confira!

O que é desenvolvimento profissional?

Trata-se de uma atenção especial ao processo de trabalho de uma empresa. Além disso, é o cuidado em alinhar as melhorias desses processos com a capacitação dos seus colaboradores. Assim, as tarefas são produzidas com mais qualidade e um desempenho melhor.

Como dissemos, a evolução é uma atividade inerente ao nosso desenvolvimento. E, por isso, é tão relevante a busca por novas formas de fazer o mesmo trabalho — em menos tempo, com menos custos e com mais produtividade.

Não é impossível, se pensar por uns instantes: com o advento tecnológico que vivemos, atualmente, muitas soluções apontadas como definitivas, até poucos anos atrás, foram substituídas por outras. E assim ocorrerá com elas após a chegada de outras mais eficientes.

Como trabalhar o desenvolvimento profissional?

A princípio, temos o desenvolvimento acadêmico proposto pelo ensino superior e os cursos de especializações, como:

  • Cursos profissionalizantes;
  • Cursos de pós-graduação;
  • MBAs;
  • Doutorados.

Eles são, muitas vezes, a porta de entrada para o conhecimento, e a atenção às tendências e mudanças que são desenhadas ao longo do tempo. Para uma empresa, o desenvolvimento profissional deve ser lidado de outras formas além das exigências acadêmicas.

E isso ocorre com planos de carreira, treinamentos, convites para eventos do ramo de atuação… Tudo isso funciona como um elemento a mais na construção de um profissional em contínuo desenvolvimento.

Por que investir em desenvolvimento profissional?

Você deve estar se perguntando, agora, como o desenvolvimento profissional pode beneficiar a sua empresa, certo? Pois saiba que o cultivo de uma cultura dessas oferece vantagens em curto, médio e longo prazo às empresas. Entre as principais, podemos citar:

  • Atração de talentos por meio da popularização de sua cultura de desenvolvimento profissional;
  • Retenção dos talentos que já se encontram em sua empresa;
  • Fortalecimento de sua marca, gerando também maior valor de mercado.

Esse tipo de postura, portanto, é determinante para o crescimento de sua empresa como um todo. Não à toa, essa cultura de aprendizado faz com que a sua marca esteja sempre à frente das mudanças organizacionais, sociais e tecnológicas que podem impactar o seu negócio.

Que empresa não gostaria de estar à frente e ser considerada pioneira, inovadora e diferenciada para o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores? É uma tarefa constante e ininterrupta, mas com alto valor para o seu negócio, tenha a certeza disso.

E, para saber como dar o primeiro passo na organização de uma cultura de desenvolvimento profissional, confira conosco algumas dicas de gestão para empresas!