Com o tema “Nossa Força, Seu Negócio, pelo Progresso” foi aberto na quarta-feira, 18, no Hotel Monte Real, em Águas de Lindóia, o 15º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Mais de mil líderes empresariais de todo o Estado de São Paulo participam do encontro, entre eles dirigentes e colaboradores da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE).
O advogado tributarista e jurista Ives Gandra Martins foi o convidado da organização para fazer a palestra de abertura. Em sua apresentação, Gandra falou sobre ética e moral, iniciando sua participação fazendo um relato da história de luta do povo paulista.
Para o jurista, o povo paulista, nas eleições deste ano, deu mais uma vez uma demonstração de que não concorda com o populismo empregado na política brasileira. Ele criticou o discurso de ódio entre ricos e pobres, os acordos com governos como da Venezuela e Bolívia, e alertou: “É evidente que corremos o sério risco de caminharmos numa estrada cheia de buracos que não nos levará a lugar algum”, criticou o advogado que espera que a presidente Dilma Rousseff mude, caso contrário prevê tempos difíceis para o Brasil.
O anfitrião Rogério Amato, presidente da Facesp e ACSP, mais uma vez afirmou que o sistema das Associações Comerciais é apartidário e que está ao lado da livre iniciativa. Ele reafirmou a posição das entidades em prol de investimentos na educação e segurança, sobretudo empenho na aprovação de reformas para o país. “Os problemas não são exclusivos dos governantes. Nós vamos tentar resolver juntos, pois nossa força pode mais”, completou.
Ives Gandra Martins palestrou no congresso
Jorge Taiar, presidente da ACE-Guarulhos, corroborou com a mensagem passada tanto por Ives Gandra Martins quanto de Rogério Amato, e acredita na união como um meio para a mudança. “O povo paulista já demonstrou nas eleições que não concorda com o rumo do país, que quer do poder público uma atitude mais ética. O sistema das Associações Comerciais sabe de sua força e por isso, juntos iremos mais longe”, falou.
Além de Taiar, a ACE-Guarulhos foi representada por José Pedro Chebatt, Wilson Lourenço, Maurici Dias Gomes, Silvana Araújo e Regina Yabú Pavanello, além de colaboradores e integrantes do Conselho da Mulher Empreendedora (CME).