Notícias

Elói pede mobilização internacional

Guarulhos, 06 de fevereiro de 2002

ImagemPor causa dos assassinatos que já vitimaram os prefeitos de Campinas e Santo André e com a escalada da violência no País, entidades internacionais de defesa dos direitos humanos decidiram mobilizar-se para evitar novos crimes e esclarecer os ocorridos. A violência contra políticos foi tema dos debates entre autoridades de várias partes do mundo na segunda edição do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, conforme informa a Agência Estado.

O prefeito da cidade de Guarulhos, Elói Pietá (PT), informou que uma das principais propostas resultantes dessa mobilização é a criação de uma fundação internacional para apoiar ações desenvolvidas no Brasil, como o esclarecimento das mortes dos prefeitos de Campinas, Antônio Carlos Santos, o Toninho, e o de Santo André, Celso Daniel, ambos do PT, e a tomada de ações que evitem a ocorrência de novos crimes dessa natureza.

A criação conta com apoio da ex-primeira dama da França, Danielle Miterrand.

Presidente da organização não-governamental (ONG) France Liberté, voltada à defesa da cidadania e dos direitos humanos, a viúva de François Miterrand também participou do fórum. Os representantes brasileiros na fundação deverão ser os atuais prefeitos de Campinas, Izalene Tiene (PT), e de Santo André, João Avamileno (PT), cujos antecessores foram assassinados no exercício de suas funções.