ACE-Guarulhos

Empoderamento feminino é destaque no 2º Congresso da Mulher Empresária

Ideias para o futuro, construção de um país melhor e o protagonismo da mulher foram marcas do 2º Congresso Estadual da Mulher Empresária, realizado na última sexta-feira, 18/09, no Anhembi.

O evento, organizado pela Associação Comercial de São Paulo e pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), teve a participação de cerca de 400 pessoas, que puderam aprender com cases de sucessos e palestras de convidados como Luiza Trajano, presidente do Grupo Magazine Luiza.

O jornalista e economista Donny de Nuccio, apresentador e editor-chefe do programa “Conta Corrente”, da Globo News, fez uma análise do atual momento econômico brasileiro. De acordo com ele, o momento de crise não é para amadores: “Algumas empresas vão morrer. É do jogo. É a seleção natural”, disse, em relação à competitividade do mundo dos negócios.

No entanto, ele relembrou o caso dos Estados Unidos, que em meio à crise de 2008 viu o surgimento de modelos de negócios inovadores, como o Airbnb e WhatsApp, hoje empresas bilionárias. “No meio das cinzas, muita riqueza é criada, muita empresa nasce.”

Essa mensagem de esperança foi compartilhada pelas empresárias Adriana Neves, presidente da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto, e Adriana Flosi, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas e vice-presidente da Facesp.

Num dos painéis mais comentados do Congresso, três empresárias falaram sobre suas histórias e como construíram negócios inovadores e diferentes. Uma das executivas a falar na mesa-redonda foi Manuela de Souza, presidente do Grupo Europa.

Ela assumiu a presidência da empresa aos 26 anos, após a morte do pai e do irmão, inicialmente preparado para a sucessão. Na sua avaliação, foi importante ter tido a humildade de aprender com quem já estava na empresa e “ter intimidade com o erro para encarar os desafios com coragem”.

Sair da versão mobile