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Empresa aberta terá manual de comunicação

Regras para preservar transparência. As companhias abertas têm um mês para elaborar um manual com suas políticas de divulgação de informações para os investidores. Esta é uma das exigências da Instrução 358 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), lançada em janeiro. O manual deverá ser aprovado pelo conselho de administração da empresa e entregue à CVM até 28 de junho. Expressiva maioria das empresas ainda não apresentou seu plano. Na opinião de Luiz Antonio de Sampaio Campos, diretor da CVM, muitas empresas esperam usar como modelo o manual da AmBev, que será entregue entre hoje e amanhã.

Paulo Aragão, advogado da AmBev, optou por elaborar uma política que traduza as regras da Instrução 358. “É a norma legal trocada em miúdos”, explica.

Já o vice-presidente da Thomson Financial, Valter Faria, afirma que a política de divulgação das empresas deve ir além do que prevê a instrução. “É importante mencionar, por exemplo, a política da companhia para as reuniões individuais com investidores, resposta a rumores e monitoramento de expectativas “, afirma.

A Telemar já tem sua política de divulgação praticamente pronta. Segundo Roberto Terziani, diretor da companhia, o texto contempla muitas das medidas previstas na regulamentação Fair Disclosure, da Securities and Exchange Commission (SEC, a comissão de valores norte-americana).

Simone Azevedo

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