Notícias

Empresarial – Aumento de ISS: uma atitude desastrosa

Guarulhos, 25 de janeiro de 2002

A cidade de Guarulhos que nos últimos anos viu seu Parque Industrial ficar reduzido a quase nada, agora, com a decisão do Prefeito Elói Pietá em revogar na íntegra a Resolução 001/96 de 15 de agosto de 1996, a qual autorizava que valores relativos a encargos e salários das empresas de Prestação de Serviços a terceiros, pudessem ser abatidos do Imposto sobre os Serviços (ISS), terá que se contentar em ver estas empresas sairem do Município, isso porque nenhum empresário poderá repassar o aumento desses custos aos seus contratos.

O Secretário de Finanças do Município de Guarulhos, Nestor Carlos Seabra Moura, que revogou o teor comentado, parece não saber das dificuldades que o setor de serviços tem enfrentado nos últimos anos. Além da concorrência desleal de Cooperativas Ilegais de Prestação de Serviços, que na verdade são criadas apenas para retirar do trabalhador as garantias conquistadas ao longos dos últimos 40 anos, o setor de Prestação de Serviços terceirizáveis e temporários, que mesmo nos períodos de maior crise econômica, jamais deixou de empregar, milhares de trabalhadores, tem que conviver com decisões como esta que certamente contribuirão para o desemprego neste Município.

Na minha modesta opinião, difícil é empregar, registrar, pagar salários, benefícios, encargos sociais, tributos e contribuições diversas. Realmente não é nada fácil ser empregador em uma cidade como Guarulhos. Espero que os nossos dirigentes estejam muito atentos a isso.

Daniel Simões do Viso é empresário no setor de Serviços,Bacharel em Administração e Ciências Contábese Diretor da Lumar Serviços – Guarulhos

viso@lumar.com.br