ACE-Guarulhos

Empresários esperam faturamento e investimento superiores em 2018

 

Os empresários estão otimistas em relação ao aumento do faturamento e também dos investimentos nos negócios em 2018. É o que identificou a pesquisa “Expectativa Empresarial” da Boa Vista SCPC (parceira da ACE-Guarulhos), realizada no 4º trimestre de 2017, com cerca de 920 pessoas de todo o Brasil.

Dos entrevistados, 81% esperam que o faturamento cresça em 2018 na comparação com o ano anterior. Por setor, os empresários do Comércio são os mais otimistas neste quesito, com 85%. Logo depois estão os da Indústria (81%) e de Serviço (80%).

O resultado vai ao encontro do que a ACE-Guarulhos tem divulgado. Os dados mais recentes do mercado apontam para uma retomada da economia. O assunto, inclusive, foi debatido em encontro de empresários realizado recentemente pela entidade, com a presença do economista Yan Cattani, da Boa Vista.

“Mesmo que o empresário ainda não sinta no bolso essa melhora, os dados são significativos e trazem otimismo com o ano de 2018. A economia, enfim, mostra uma recuperação”, afirma o presidente da ACE, William Paneque.

2018 melhor que 2017

De modo geral, para 58% das empresas entrevistadas pela Boa Vista SCPC no 4º trimestre de 2017, há também uma expectativa de crescimento nos investimentos para o ano de 2018, como parâmetro aos valores investidos no ano passado. Na comparação por porte, mais de 60% das pequenas, médias e grandes empresas pretendem investir mais que em 2017. Na análise por setor, 65% das empresas do setor de Comércio pretendem investir mais no próximo ano, assim como 57% das empresas do setor de Serviços e 52% das empresas no setor da Indústria.

Ainda de acordo com a pesquisa, 65% delas esperam que em 2018 o nível de endividamento diminua em comparação ao ano de 2017. Esta expectativa é maior entre as empresas de pequeno (68%) e médio (72%) portes, e também no setor do comércio (68%). De modo geral, para 2018, 47% das empresas esperam diminuição da inadimplência nos negócios. Entre as empresas de médio porte e também no setor de Comércio, coincidentemente esta expectativa é de 56%, e superior quando comparada aos demais portes e setores analisados.

 

 

Sair da versão mobile