Notícias

Empresas inovam para incentivar funcionários

Guarulhos, 19 de julho de 2002

Para fugir da crise, empresas têm buscado as saídas mais inusitadas. Show de chorinho onde o artista é o próprio funcionário, apresentação de filmes brasileiros com direito a festa junina e até peças teatrais dentro de seu próprio auditório.

É o que tem feito o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) com um trabalho de endomarketing – uma parceria do marketing com o Recursos Humanos que tem como objetivo trazer melhorias para a empresa. “O efeito é a longo prazo. Essas iniciativas melhoram o relacionamento entre os funcionários”, explica o gerente de comunicação Tristão Alencar.

A mais recente atividade que a OSN realizou foi um espetáculo teatral exibido para cerca de 50 funcionário. A peça, interpretada pelo ator Raul de Orofino, é um humor que fala de preconceito, relação trabalho-família e mudanças de atitude. Raul atualmente se dedica ao trabalho em empresas e diz que o humor propicia uma reflexão para que o funcionário pare de ter medo de mudanças. “O humor é sério e é dinheiro”, brinca o ator. Após a apresentação, ele realiza um debate com os funcionários. O supervisor de Planejamento da Operação Energética, Marcelo Prais, aplaude a idéia e acredita que o sistema de gerência tradicional não funciona mais. “Todas as iniciativas que privilegiam o ser humano dentro da empresa trazem ótimos resultados”, disse Prais.

O consultor de Recursos Humanos Idalberto Chiavenato apóia a iniciativa das empresas, mas lembra que o trabalho de endomarketing tem de ter aspectos essenciais que estejam diretamente ligados ao trabalho. O que para ele podem ser classificados como: o que fazer, como fazer e o que receber. Resumindo, seria mudar a rotina por meio do trabalho em grupo com o reconhecimento e a valorização da gerência.

A Star One, empresa do grupo Embratel, também adotou o endomarketing no início do ano e, desde então, tem notado um crescimento nos resultados, sendo considerada a primeira no setor de Telecomunicação. Numa parceria do gerente de Marketing, Edmundo Fornasari, com a gerente de RH, Andréa Destri, a empresa criou programas para motivar os funcionários. Um deles, chamado de Star Bem, oferece shiatsu, nutricionista, além de ginástica matutina. “O que pretendemos é melhorar a qualidade de vida dos funcionários”, afirmou Andréa.