Encontro entre comerciantes e Elói Pietá.
Cerca de 40 comerciantes da região central de Guarulhos reuniram-se na manhãdesta quarta-feira (10/10) com o prefeito Elói Pietá, no Open Hall ConventionCenter. O objetivo do encontro foi descutir o projeto da atual administração paraa Reurbanização do Centro da cidade. Entre as autoridades presentes estavam osecretário da Indústria e Comércio, José Carlos Maruoka, o presidente daAssociação Comercial, Industrial e de Serviços de Guarulhos, AnunciatoThomeo Sobrinho, o presidente da Agende, Luis Roberto Mesquita e o presidentedo Sindicato do Comércio Varejista de Guarulhos, José de Oliveira Portazio.
Pietá disse que com o apoio dos lojistas e da comunidade poderá implantar o projeto de reurbanização, que classificou como uma das prioridades do seu governo. “Fizemos uma pesquisa para conhecer o local mais conhecido pelo guarulhenses e frequentadores da cidade, que responderam ser o Centro, embora não tenha perdido para o Bosque Maia no item lugar mais bonito. É justamente isto que queremos mudar: o Centro de Guarulhos tem que ser referência e estar preparado para receber tanto os turistas como as famílias em passeio”, declarou Pietá.
Os comerciantes questionaram o chefe do executivo sobre a questão da iluminação da região, em especial com a proximidade do Natal que recebe decoração diferenciada. Pietá respondeu que a cidade sofre consequências do racionamento de energia mas que irá negociar com a Bandeirante de Energia. Outros pontos levantados durante o encontro são a falta de limpeza das ruas centrais e a pouca segurança. Os lojistas da Rua D. Pedro relataram a ocorrência de cerca de seis assaltos diariamente naquela área. O prefeito disse que o efetivo de 300 homens da Guarda Civil não supre a demanda da cidade, por isso não pode cobrir todos os pontos. Mas estudará um remanejamento até que sejam contratados mais policiais.
O secretário Maruoka lembrou que muitos dos problemas hoje enfrentados pelo comércio central será solucionado com a criação dos bolsões que abrigarão os vendedores ambulantes. “Isto facilitará inclusive a ação fiscalizadora da Prefeitura”, previu. O presidente da Acig anunciou aos presentes que a entidade está formalizando um protocolo de cooperação à Sica para a concretização do projeto de Revitalização do Centro.