O setor de eletroeletrônicos está vivendo uma grande evolução tecnológica. Com a introdução do conceito de home theater no País, entraram no mercado televisores de plasma, com alta definição, caixas acústicas de alta fidelidade e outros aparelhos de última geração. “O impacto nas vendas será enorme. Em dez anos, toda a base instalada de televisores do Brasil será substituída”, analisa o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Audio e Vídeo (Abeav), Mauro Zucato Filho. Ele destaca, entretanto, que para isso os preços dos aparelhos terão de cair.
“O varejo precisa se especializar, em termos de serviços, atendimento, treinamento de equipe”, afirma Zucato Filho. Ele explica que os vendedores precisam conhecer os produtos para orientar os clientes e acompanhar essa evolução tecnológica. Zucato ressalta que a tendência hoje é o consumidor investir cada vez mais em entretenimento doméstico.
As vendas de eletroeletrônicos no varejo estão estáveis, segundo o presidente da Abeav, em função da baixa renda da maioria dos consumidores. “O impacto da Copa do Mundo não foi muito grande este ano”, completa.
De acordo com dados da Eletros – Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, as vendas de produtos de imagem e som e eletroportáteis cresceram 30,73% em março, em relação a fevereiro.
A primeira edição da feira Home Theater Show, que começou ontem e vai até dia 26, reúne mais de 150 empresas, como Philips, Semp Toshiba e Philco, com o objetivo de apresentar as novidades do setor para o mercado.
Home theater é um conceito. Os itens que o formam – um televisor de tela grande (de 29 polegadas até projetores), receiver, um DVD e um sistema de 6 caixas acústicas, no modelo básico – podem ser comprados todos de uma só vez ou separadamente, “dependendo do poder aquisitivo do cliente”.
Os produtos que mais vendem no varejo de eletroeletrônicos são os televisores. As redes líderes do segmento, atualmente, segundo Zucato Filho, são Ponto Frio e Casas Bahia.
Para ele, o momento atual é ótimo para as vendas de aparelhos de áudio e vídeo, como televisores, videocassetes, home theaters, por causa da Copa do Mundo e dos lançamentos.
Mila Marques