Em virtude da redução do horário de atendimento durante a Copa do Mundo no Brasil, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços de Guarulhos notaram redução de 50% de seu faturamento, pelo menos é o que aponta enquete realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) entre os dias 18 e 29 de julho, entre os seus associados.
A enquete contou com a participação de empreendedores de diversos segmentos, como Academia, Advocacia, Agência de Publicidade, Loja de Móveis, Óticas, Perfumaria, Cabeleireiros, entre outros. Os associados participantes responderam como foi o faturamento de suas empresas durante a Copa do Mundo e nos dias de jogos da Seleção Brasileira.
Para 37% dos participantes, o faturamento durante os jogos da Seleção Brasileira diminuiu 50%; 33% disseram que caiu 100% ou mais, 17% responderam que não aumentou e nem diminuiu. Outros 17% relataram que ocorreu queda de 25%, e apenas 1% disse que aumentou 25% e 50%.
Quanto ao faturamento durante toda a Copa do Mundo, 37% concluíram que ocorreu queda de 50%; 15% anotaram diminuição de 100% ou mais; e 28% responderam que o recuo foi de 25%.
“Infelizmente, o movimento no período da Copa do Mundo foi prejudicado pela alteração na rotina no atendimento ao consumidor, sem contar o reflexo do cenário econômico no país que vem proporcionando a seletividade na concessão de crédito, mercado de trabalho desaquecido e juros altos”, disse o presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar.