Entre os dias 15 e 17 de junho, o bairro do Itapegica recebeu artistas de rua de todo Brasil. Eles estavam na cidade para participar do TBC – 3º Festival Nacional de Graffitti e coloriram os muros da Gail, na Rua Cavadas, e em outras ruas do bairro, dando cara nova à região.
Organizado pela Namastê, empresa associada da ACE-Guarulhos, o evento teve como objetivo democratizar o acesso dos moradores e frequentadores do bairro à arte e suas manifestações. “Por ser uma região com viés altamente industrial, o Itapegica é muito ‘cinza’. Por isso, nossa proposta foi a de revitalizar o entorno através das cores e da vitalidade do graffitti”, afirma Silvio Sipliano, da Namastê.
Silvio reforça que o festival logo encontrou apoio na ACE e em algumas empresas. “Encontramos parceiros de primeiro momento. Em especial a Gail, que forneceu material e permitiu que os artistas pudessem se expressar em seus muros, a Santo Angelo, a Paris Tintas e a ACE-Guarulhos, que está sempre junto de seus associados”, diz.
Para William Paneque, presidente da ACE-Guarulhos, a entidade deve sempre apoiar iniciativas que promovam a cidadania. “Ações como o 3º Festival Nacional de Graffitti aproximam a população da arte e promovem a reflexão sobre a necessária transformação do espaço público que está esquecido. Além disso, a cidade fica mais bonita”, conclui.