FHC critica empresas que planejam mal seus investimentos no país
O presidente Fernando Henrique Cardoso disse que as empresas brasileiras devem seguir o exemplo da Toyota e “nunca dar o passo maior do que a própria perna”.
A montadora japonesa, que passou a produzir o Corolla no Brasil em 1998, inaugurou hoje as obras de ampliação da fábrica de Indaiatuba e apresentou o novo Corolla, que deve chegar ao mercado brasileiro no sábado (15).
“As empresas brasileiras deveriam seguir o exemplo da Toyota, que somente dá o passo que pode alcançar. Muitas empresas não tem o mesmo sucesso porque deram um passo maior do que podiam”, afirmou.
Segundo ele, a Toyota chegou ao Brasil em 1998 e cumpriu todos os planos que havia feito para o país até agora.
“Aos poucos a empresa está trabalhando para alcançar uma participação de 10% no mercado brasileiro nos próximos anos. E isso só se faz com muita firmeza, perseverança e consciência dos investimentos que se pode fazer”, declarou o presidente. Atualmente, a montadora tem pouco mais de 1% do mercado brasileiro de veículos.
FHC disse que, nos últimos sete anos e meio (período de sua gestão na Presidência), foram inauguradas diversas fábricas automotivas por todo o país, como no Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia.
“Antes, só tínhamos indústrias automotivas em São Paulo e Minas Gerais. Hoje, as fábricas de São Paulo e de Minas estão mais modernas, e conseguimos levar a produção de automóveis para outros pontos do país, gerando emprego e renda para outras localidades”, afirmou.
FABIANA FUTEMA