Notícias

GCM entrega ônibus e viaturas para combate ao crack

Guarulhos, 24 de outubro de 2014

Uma cerimônia realizada na tarde de quinta-feira, dia 23, na tenda do Bosque Maia, marcou a entrega de três ônibus, seis carros e seis motos que serão utilizados para implantação do programa “Crack, é possível vencer”, uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. A iniciativa visa a aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar as atividades de prevenção em várias cidades do País.

Os novos equipamentos circularão inicialmente nas regiões da Vila Galvão, Centro e Pimentas, sendo um ônibus, duas motos e dois veículos para cada uma delas. Cerca de 200 guardas civis foram capacitados ao longo dos últimos meses para atuar no programa. “Esse é um passo importante para a construção de uma Guarulhos cada vez mais justa e humana”, destacou o prefeito Sebastião Almeida. “É um investimento importante do Governo Federal, que ajuda o município a cuidar de um problema que hoje aflige todas as cidades do País”.

Segundo o prefeito, as forças de segurança precisam ser mais duras com os traficantes, mas precisam ampliar a tolerância com os usuários. “A pessoa que se envolve com drogas está doente e precisa de ajuda. Muitas vezes, porém, o jovem não tem apoio da família. Assim, não há outra saída que não aproximá-lo do Poder Público para que ele possa receber ajuda”, completou Almeida. “Precisamos estender a mão e ajudá-los a se levantar, porque não existe nada mais importante em uma cidade do que a vida das pessoas”. 

O secretário municipal de Assuntos para Segurança Público, João Ribamar Sacchi, destacou que o programa “Crack, é possível vencer” será desenvolvido com a ajuda de outras secretarias do município, como a de Assistência Social e a Saúde. Ele disse que o trabalho de prevenção e de monitoramento das áreas será reforçado pela integração entre os efetivos da Guarda Civil Municipal e as polícias civil, militar e rodoviária. “É nossa obrigação não deixar que a droga entre em nossas casas e acabe com a vida de nossos jovens”, disse Dárcio.

Somente em 2014, a Guarda Civil Municipal de Guarulhos ganhou 120 novas viaturas, entre carros e motos, que estão sendo utilizadas em todas as regiões da cidade. João Dárcio também enfatizou outras conquistas da categoria, como seguro de vida no período de folga, plano de carreira, aumento salarial, aquisição de equipamentos modernos e munição não-letal e coletes à prova de balas modernos. “Hoje temos um assento no Conselho Nacional de Segurança Pública”, afirmou o secretário. “Nossa guarda é respeitada nacionalmente”.