Gestão por processos: o que é e como pode garantir resultados

Todas as organizações eficientes trabalham com o entendimento sobre o conjunto de processos envolvidos em seu negócio. A gestão por processos busca conferir eficiência e eficácia nas atividades, agregando valor à organização e às partes interessadas. Veja o que é a gestão de processos e como ela pode garantir tais resultados em sua empresa.
Gestão por processos
A gestão por processos é baseada em um visão sistêmica. É um tipo de trabalho dinâmico e em rede, em que se vê a organização de forma ampla.
Em um conceito mais sólido, pode-se afirmar que a gestão por processos é aquela em que a organização entende a importância dos processos na consecução dos objetivos estratégicos, rompendo a visão intrafuncional (voltada para dentro da organização). Neste caso, existe uma “organização orientada a processo”.
No entanto, é comum que as pessoas confundam a gestão por processos com a gestão de processos, que, apesar de terem nomes parecidos, representam rotinas diferentes de gestão. Vamos te explicar o que é a gestão de processos.
Gestão de processos
A gestão de processos é a forma adotada por uma “organização funcional”. Ela pressupõe o monitoramento e o controle dos processos, que devem funcionar conforme o planejado. Porém, ao contrário da gestão por processos, ela oferece uma visão limitada da organização, porque prevê os detalhes apenas em cada sistema em operação.
Em um exemplo simples, uma empresa possui a área de produção, comercial, logística e outras. Cada uma delas tem seu processo interno controlado. Na visão de uma organização funcional, que realiza gestão de processos, cada área procura gerir seu processo e otimizar sua performance.
Por outro lado, na organização orientada a processo (gestão por processos), esse conjunto é trabalhado de forma sistêmica. Tudo é gerido considerando a interação entre os processos internos e entre eles e o ecossistema, o que garante o alcance de resultados qualificados.
Gestão por processos x gestão de processos na prática
Imagine que estamos em uma empresa que produz determinado item. Cada departamento é responsável por uma tarefa: compra de matéria prima, planejamento de aplicação da matéria, desenvolvimento de produto e entrega ao cliente.
Uma organização estruturada de forma departamentalizada controla o processo de forma individual. Cada área sabe exatamente o que fazer com o produto antes de repassá-lo ao departamento seguinte. Mas uma pessoa que está na compra de matéria-prima não faz ideia do que é entregue ao cliente.
Se houvesse a prática de integrar todos os processos, haveria uma visão sistêmica sobre a produção do item. Seria, assim, uma gestão por processos. É uma forma de minimizar a verticalização da empresa.
Benefícios da gestão por processos para a empresa
A gestão por processos é uma técnica que reavalia, aprimora e padroniza os processos de trabalho que interagem entre si. Essa interação permite a participação de todas as equipes na construção do produto ou serviço, e esse não é o único benefício. Veja algumas vantagens que garantem os resultados empresariais nas organizações orientadas por processos:
- Estratégia da organização é alinhada ao gerenciamento;
- O foco é desenvolver o produto ou serviço para o cliente;
- Todos os níveis da organização se comunicam entre si, gerando maior sinergia entre as áreas;
- A interação promove processos otimizados, controlados e padronizados, apresentando melhores resultados.
A gestão por processos utiliza melhor os recursos humanos disponíveis e, como consequência, reduz os custos do negócio. Neste modelo de gestão, as rotinas administrativas são muito importantes. Leia nosso texto sobre o assunto e continue melhorando sua empresa!