Notícias

Governo blinda a CEF contra inadinplência

Guarulhos, 25 de setembro de 2002

O governo acredita ter “blindado” a Caixa Econômica Federal (CEF) contra eventual uso político da instituição e a diretoria da CEF está preparando medidas mais eficazes contra a inadimplência, especialmente dos financiamentos imobiliários.

Em apresentação aos analistas da Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais (Abamec), o presidente da instituição, Valdery Albuquerque, considera que a última etapa do saneamento e blindagem da instituição foi a alteração no estatuto social da CEF no dia 11 de setembro, que formalizou o processo de “governança corportativa” da instituição.

Pelo novo estatuto, nenhum gerente terá mais alçada individual para a concessão de crédito, que passa a ser exclusividade de comitês de crédito. Até R$ 200 mil a liberação cabe ao comitê da agência e acima de R$ 2 milhões tem de passar pelo comitê da diretoria.

Além disso, foi formalizada a criação de uma estrutura apenas para atender aos programas do governo, com a CEF atuando apenas como repassadora de recursos. “Se houver subsídio, este ficará claro e será transparente para a sociedade”, disse Albuquerque. A empresa será comandada por 20 diretores estatutários, todos eles funcionários de carreira da instituição.