Hoje em dia, com a popularização da internet e das redes sociais, tudo é novo na forma de fazer negócio, não é? E isso tem feito com que as empresas se adaptem a esse novo cenário comunicacional para estarem mais próximas dos clientes. No entanto, um fator importante parece ter sido esquecido: a comunicação dentro das empresas e a importância dela na construção de relacionamentos e resultados.
E essa é uma realidade muito presente em um grande parte das empresas. Elas se preocupam em estar nas redes sociais, lançar um site, investir em publicidade on e offline. Mas esquecem de desenvolver a comunicação na rotina interna e externa de trabalho.
Se você percebe alguma semelhança com o ambiente do seu negócio, não se preocupe. Vamos compartilhar, neste artigo, alguns fatores que revelam a importância da comunicação nas empresas e seus benefícios para você começar a mudar essa realidade. Continue lendo!
Importância da comunicação nas empresas
Se você realizar uma pesquisa rápida na internet sobre os fatores cruciais para o sucesso de um negócio, com certeza verá a comunicação compondo todas as listas.
Isso porque, é a comunicação capaz de alinhar processos, integrar colaboradores e melhorar o atendimento ao cliente. Ou seja, a comunicação deve estar presente em todas as etapas para gerar resultados reais.
Conheça algumas aplicações da comunicação na rotina empresarial.
Alinhamento de processos
É comum que um negócio esteja subdividido em vários setores. Desde o administrativo até a ponta do atendimento direto ao cliente. Por isso, todos os colaboradores inseridos em cada um desses setores devem estar alinhados com o propósito da empresa.
Para isso, é importante compartilhar informações com toda a equipe, incluindo metas de um período, crises, estratégias e até os resultados satisfatórios. Como resultado, os processos serão alinhados e o risco de desencontros diminui.
Integração entre funcionários
Funcionários integrados modificam todo o cenário empresarial. Isso porque, o bom relacionamento entre os colaboradores pode impactar positivamente a produtividade diária e o envolvimento de cada um nas tarefas internas. De forma semelhante ao alinhamento dos processos, a integração significa que os colaboradores se comunicam melhor e, assim, conseguem fluir melhor os objetivos internos.
Atendimento qualificado ao cliente
Além da comunicação interna, é importante desenvolver a comunicação pessoal de cada colaborador. Saber se comunicar bem é a chave para qualificar o atendimento ao cliente e, consequentemente, melhorar o relacionamento com o público externo.
Ainda, se a organização tem seus processos alinhados e colaboradores integrados, a redução e a resolução de problemas de atendimento é facilitada.
Melhor capacidade de negociação
A comunicação também é a chave para a sua equipe de vendas. Seja presencial, por telefone ou por canais na internet, sua equipe precisa estar preparada para convencer o cliente potencial.
Neste caso, a boa comunicação entra como estratégia de persuasão. Conduzir um bom diálogo, saber ouvir as necessidades do cliente e saber falar exatamente o que o cliente espera ouvir é a chave para o aumento das vendas!
Mais chances de networking
Entender a importância da comunicação nas empresas também é a chave para melhorar a comunicação com outros negócios. Uma boa comunicação eleva as oportunidades de networking que podem ser cruciais para o crescimento da sua empresa
Com o networking, podem surgir parcerias úteis, aumento da cartela de clientes e até a expansão do negócio. Ou seja, você consegue ampliar sua rede de negócios e aproveitar bem iniciativas como eventos, fóruns e encontros de negócios na sua cidade.
Como estimular a comunicação nas empresas
Todos os fatores apresentados aqui mostram como a comunicação cria o ambiente organizacional ideal e abre espaço para o alcance de resultados. Mas, lembre-se, no processo de valorização da comunicação, vale a pena investir em capacitação dos funcionários e estimular o desenvolvimento de um ambiente de trabalho motivador.
Ainda, é importante adotar alguns cuidados durante a rotina empresarial, são eles:
- Certifique-se de que a mensagem que está passando ou recebendo está sendo compreendida;
- Ouça atentamente seus colaboradores e colegas de trabalho;
- Preocupe-se com a comunicação corporal, ela é capaz de deixar a mensagem mais clara e pode ser decisiva na hora de convencer e no atendimento ao cliente;
Ah, e além de melhorar os processos internos, a comunicação também integra a divulgação das empresas. Por isso, convidamos você a continuar em nosso blog e conferir as melhores estratégias para divulgação do seu negócio.