Inadimplência empresarial: como amenizar os riscos?
A inadimplência empresarial é a um problema que acomete quase 5,1 milhões de empresas no Brasil. Essa é uma taxa bem alta e na prática ela implica em diversos problemas, tanto para o governo quanto para a sociedade no geral.
Uma empresa inadimplente afeta toda a cadeia de envolvidos como fornecedores, distribuidores, lojistas e até o próprio consumidor. Esse efeito dominó causa sérios prejuízos, abalando o cenário econômico como um todo e gerando reflexos como uma redução nos investimentos.
É simples, para uma empresa se movimentar ela precisa de dinheiro, sem ele, a circulação e expansão do negócio não acontece. Assim como a sua empresa não pode ser inadimplente com os parceiros e fornecedores, ela também deve evitar clientes inadimplentes que, além de não pagarem, causam muitos transtornos.
Esse problema pode e DEVE ser evitado. Quanto mais controle e organização a empresa tiver, menores as chances da inadimplência ocorrer. Neste artigo vamos te dar algumas orientações para driblar essa situação e acabar de vez com os impasses relacionados à ela.
Como evitar a inadimplência empresarial
Tudo começa com um bom planejamento, afinal, uma empresa sem planejamento corre o risco de desenvolver sérios problemas ao longo dos anos. Agora, se a crise financeira já existe na corporação, é preciso parar, reunir a equipe gestora e elaborar uma estratégia de gerenciamento de crise. De qualquer forma, existem algumas medidas que você pode adotar para minimizar estes problemas.
Análise de crédito
Um ponto importante para começar o trabalho de prevenção à inadimplência é manter um cadastro de clientes atualizados para que você possa realizar o controle dos pagamentos e, logo de início, entender o perfil de cada um dos seus clientes. O primeiro passo, antes de realizar a venda, é a execução de uma análise de crédito criteriosa. É preciso saber se o cliente é um bom ou mau pagador e para isso, é importante que você avalie alguns pontos:
- Veja se os documentos dele estão em dia, como RG, CPF, comprovante de renda e de residência;
- Confirme se o cliente possui algum protesto de título, ou seja se ele já deve no mercado;
- Pesquise se ele tem algum histórico com cheques sem fundo;
- Veja se ele tem alguma ação de despejo nominal;
- Confirme se existem ações cíveis pendentes;
- Consulte o score do consumidor;
- Verifique se ele contraiu dívidas com impostos municipais, estaduais ou federais;
- Em caso de pessoa jurídica, veja se ela está com CNPJ desatualizado e se tem participação em outras empresas.
Controle e organização interna
Pode parecer óbvio, mas muitas empresas acabam com sérios problemas financeiros por falta de organização, controle e planejamento, tanto do setor administrativo quanto financeiro.
Assim como foi realizado o cadastro dos clientes, é importante também ter uma relação dos devedores. Isso facilita na hora da abordagem para a execução da cobrança.
É preciso ter um controle efetivo das datas de pagamento e vencimento, e também ter registrado o motivo dos atrasos. Com essas informações fica mais fácil de negociar com os clientes inadimplentes e oferecer concessões para a quitação da dívida. Algumas empresas oferecem um serviço de negociação e cobrança que pode facilitar a rotina da sua empresa.
Automatize processos
Para facilitar todo este trabalho e evitar a inadimplência empresarial, existem ferramentas que ajudam no processo da pesquisa e na análise de crédito de clientes. Esse serviço especializado ajuda a empresa a realizar a análise de crédito, com base nos dados da Boa Vista SCPC. Isso significa mais agilidade e segurança para efetuar as vendas e evitar problemas de pagamento.
Para ter acesso a este tipo de ferramenta em Guarulhos, os consultores da ACE Guarulhos podem apontar a tecnologia mais adequada ao seu tipo de negócio. Conheça nossos serviços que podem te ajudar!