Internet – A importância de um bom nome de domínio
Domínio é o nome, o endereço de um site na Internet. Por exemplo: www.acig.org.br. No Brasil as duas últimas letras são br, em Portugal pt, no Uruguai uy, na argentina ar, e assim por diante. Nos EUA não há, seus domínios são .com, .org, .net e os atuais .shop, .biz, .info.
A primeira consideração é por que todas as empresas necessitam de um domínio próprio na internet? Podemos citar algumas vantagens:
– Você poderá hospedar seu site em qualquer computador do mundo, e seu nome será sempre o mesmo.
– Seu negócio terá mais credibilidade. Que tal o endereço www.modaseroupas.hpg.ig.com.br? Você confia?
– Toda a propaganda feita aumentará seu valor; criará um ambiente de fidelidade ao seu cliente. Considere seu domínio como uma marca a agregar valor a sua marca real.
É recomendável, portanto, registrar seu próprio domínio. Tal como a escolha de uma marca, o nome de domínio deve preencher certos requisitos para ser bem sucedido. Vejamos.
Como achar nomes
Comece com um “brainstorming”. Reúna quatro ou cinco pessoas, declare a todos o objetivo do seu site, declare quais não são os seus objetivos, e peça que todos dêem sugestões de nomes. Atenção: não poderá haver censuras e nenhuma crítica aos nomes sugeridos. Anote TODOS os nomes, e dessa lista certamente poderá sair um bom nome. Lembre-se: duas cabeças pensam melhor que uma.
Fácil de lembrar
Claro que www.modaseroupas.com é muito mais fácil de lembrar que www.xpto.com (nomes fictícios). Além disso é recomendável que o nome lembre o objetivo do site, mas nem sempre isto é vantajoso.
Fácil de soletrar
Aqui muito nome de domínio é infeliz. Imagine informando o nome de seu domínio pelo telefone: é com hífen, é com h, é com b e não com p, e assim por diante.
Sendo fácil de soletrar certamente será mais fácil para memorizar. Muitos sites deixam de ser acessados por pessoas que digitam seu endereço com erros. Uma boa dica é evitar palavras acentuadas, ç, h, -, _, etc.
Mais curto possível
Alguns desenvolvedores (por exigência do cliente ou inexperiência) registram domínios com nomes compridos expressando por completo a atividade comercial de seu cliente, como por exemplo, supermercados ou colégios. Existe um estudo comprovando as desvantagens desse tipo de domínio, principalmente na memorização e na digitação. Assim existem mais motivos para utilizar nomes curtos, podendo ser siglas, por exemplo, www.colegionaoseidasquantas.com.br, pode ser www.cndq.com.br usando o lado intuitivo que todas as pessas possuem.
Flexível
Muitas vezes o objetivo de um site é mudado em função dos resultados de sua operação. Um nome muito específico, amarrado à uma atividade ou a um produto, não facilitará a mudança de objetivos do site.
Está disponível?
Selecione pelo menos cinco nomes e verifique se já foram registrados. Nomes curtos certamente estarão tomados. No Brasil essa pesquisa é feita em www.registro.br, nos USA em www.netsol.com entre outros. Lembre-se que a Web é mundial. Você poderá registrar seu domínio na Austrália (.au) , ou mesmo na Finlândia (.fi) e hospedar sua página na Índia!
Cuidado com os periféricos
Quando um domínio possui um grande tráfego, é muito comum oportunistas registrarem o mesmo nome sob outras atividades. Cito o caso do site www.jennicam.org, de muito sucesso mundial, cujo conteúdo é uma câmera de vídeo instalada no quarto de Jenni. Se você digitar por engano jennicam.com ou jenny, ou jeny, certamente você cairá em um site pornográfico, com direito a 20 janelas abertas automaticamente (para seu desespero).
Se você pretende investir muito dinheiro em um site, é aconselhável registrar todos os domínios correlatos: org, net, assim como os parecidos com grafia errada. Se possível também nos USA e outros.
Comprar um domínio?
Muita lenda circula em relação nomes de domínio comprados por quantias fabulosas, mas pessoalmente acho isso desnecessário. É melhor aplicar seu dinheiro em propaganda, e fazer um nome ficar importante (branding).
Uma das lendas diz que o domínio business.com foi vendido por alguns milhões de dólares. Pessoalmente não acho bom negócio, porque business é uma palavra genérica, e o branding é mais eficiente com nomes ou marcas. Em compensação temos o Submarino.com.br, que é uma loja virtual, firmemente estabelecido na Web, sendo que sua divulgação foi feita pela mídia convencional.
Resumindo, muitas vezes é melhor adotar um nome fantasia para seu domínio, pois é mais fácil estar disponível, e pode ser inventado de modo a escapar das armadilhas acima apontadas.
Jacques Miranda é consultor de Internet e diretor da Neux Comunicação S/C Ltda. www.neux.com.br.
Se deseja sugerir matérias relacionadas a Internet, mande um e-mail para o autor dessa coluna, bastando clicar sobre o seu nome.