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Internet alavanca vendas

Guarulhos, 25 de julho de 2002

arteQuando se fala em vendas pela Internet (o conhecido e-commerce), muitos pensam que essa é uma ferramenta exclusiva das grandes redes de varejo. É fato que essas empresas representam a maior parte dessas vendas, mas a cada dia mais empresas de pequeno porte investem no comércio eletrônico. “A inclusão digital das micros, pequenas e médias empresas é fundamental para esse mercado. Investir em tecnologia significa modernizar e agilizar as relações das empresas com os clientes”, afirma o diretor-executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), Cid Torquato.

Segundo dados da Camara-e.net, o e-commerce movimentou US$ 6,5 bilhões no Brasil em 2001, sendo que US$ 500 milhões vieram de transações do varejo.

“Esse comércio tem dobrado de tamanho a cada ano, e isso deve continuar até 2005”, diz Torquato. A previsão para 2002 é que esse valor ultrapasse os US$ 12 bilhões. “Hoje os pequenos não têm mais desculpa para não se conectar”, acredita.

Segundo Torquato, o primeiro passo para a digitalização das vendas é melhorar o atendimento. “No caso do B2C (business to costumer), o comerciante pode estimular as relações já existentes, tornando o atendimento mais rápido.” Mas, ele avisa que é preciso estar atento à capacidade da empresa ao começar. “É bom caminhar lentamente. Primeiro pode-se atender pedidos por e-mail e depois montar um site da empresa”, afirma. Outra dica é procurar softwares que ofereçam soluções para esse tipo de necessidade.

GABRIELA GEMIGNANI