Inverno chega e promoções começam
O inverno finalmente chegou à cidade e, antes mesmo de seu desembarque, começaram as promoções de peças da estação. Lojas do segmento de vestuário cortaram uma parte dos preços para impulsionar as vendas. A estratégia tem surtido efeito. O Shopping Penha, instalado no centro da Penha, contabilizou na primeira semana do mês um aumento de vendas da ordem de 9%, em relação a igual período do ano passado, diz a superintendente Dulcimar Fernandez. O público no mesmo período cresceu 14%. Na primeira semana de julho, o centro de compra realizou a promoção Happy Days. Trata-se de uma evento com duração de quatro dias, onde os lojistas promocionam alguns itens que querem tornar mais atrativos.
O Shopping Metrópole, instalado em São Bernardo do Campo, da mesma rede – grupo Sonae-Enplanta – também realizou a quarta edição da Happy Days. Os descontos variaram entre 5% e 25%. A estimativa inicial é de fechar a primeira semana deste mês com uma elevação nos negócios da ordem de 10%, em comparação a igual período do ano passado, diz o superintendente Dirceu Benith Júnior. O aumento de tráfego deve girar em torno de 5%.
Compasso de espera – Emílio Alfieri, economista da Associação Comercial de São Paulo, diz que o varejo está em compasso de espera. “Há promoções localizadas, já que o lojista acredita ainda na queda da temperatura”, diz. Segundo Alfieri, as queimas de estoque só acontecerão a partir do final da segunda quinzena.
Algumas redes estão apostando forte nas promoções. É o caso da paranaense French Bazaar, com cinco unidades em São Paulo. A loja está praticando descontos de até 60% desde a última sexta-feira e a promoção dura até o final da coleção. A French Bazaar quer com o evento aumentar a venda em 10%, em relação a igual período de 2001. A gerente de Marketing, Tatiana Marussig, não se queixa do movimento das vendas da moda outono/inverno. “A mulher compra por impulso. Ela quer ter uma roupa nova e que obedeça as tendências da moda”, explica. A French Bazaar já fez uma off price – ação durante a estação – de inverno e agora vai manter a liquidação até a chegada da coleção primavera/verão na segunda quinzena de agosto.
Queima – As redes Cori e Luigi Bertolli também estão queimando seu estoques de inverno. A Luigi Bertolli, concede descontos entre 30% e 50%, vai com a liquidação até o próximo dia 15. A Cori cortou os preços em 40% e continua com a queima até o final do mês. O diretor comercial das duas redes, Carlos Magno Gibrail, quer aumentar a venda entre 15% e 20% em relação a igual período de 2001 , considerando o número de peças vendidas. “A promoção vai apressar a desova das peças de inverno”, diz A Audace – que atende jovens senhoras – do Shopping Jardim Sul está oferecendo descontos de até 50%. A promoção deve continuar com a liquidação oficial do shopping e se prolongar a 18 de agosto.
(Teresinha Matos)