O gravador dos diálogos da cabine do Airbus da American Airlines que caiu sobre Nova York nesta segunda-feira tornou-se um indício importante em favor da tese de que a tragédia foi um acidente. Ao menos a hipótese de seqüestro da aeronave, como aconteceu em 11 de setembro, foi descartada.
Os diálogos registrados pela primeira caixa-preta não revelam nenhuma voz estranha dentro da cabine, a não ser a do piloto e a do co-piloto. “O gravador é a principal pista que temos e uma escuta rápida do conteúdo dele não mostrou nenhum acontecimento que indique algo diferente de uma seqüência normal de acidente”, declarou George Black, porta-voz do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos.
A queda do avião aconteceu apenas dois minutos após a decolagem. Outro indício importante de acidente foi o fato de que o piloto, seguindo o procedimento padrão para situações de risco, jogou parte do combustível da aeronave no mar antes da colisão. A separação de um dos motores e de uma das asas, que caíram longe do corpo da aeronave, pode indicar um colapso mecânico de uma das duas turbinas que equipam o modelo.
“Não vamos excluir nenhuma possibilidade até que as investigações avancem bastante. Até aqui, não há indício de sabotagem ou terrorismo”, diz Black. “A distribuição de pedaços do avião é estranha. Ela indica que peças foram se separando desde instantes após a decolagem”, acrescentou. A parte frontal de um motor caiu sobre um posto de gasolina a algumas quadras do local da tragédia. Uma asa e outros pedaços do avião caíram na baía que fica entre o Queens e o aeroporto JFK, de onde o avião decolou.
A segunda caixa-preta do avião foi encontrada nesta terça-feira perto de um grande pedaço da fuselagem, na área onde quatro casas foram destruídas pelo avião. A gravação registra a velocidade e o comportamento do motor e dos instrumentos da nave. O equipamento está sendo analisado em Washington. As duas turbinas CF6-80C2 estão sendo minuciosamente examinadas e os registros de manutenção do Airbus e as pessoas envolvidas nos trabalhos mecânicos estão sendo investigados.