Não tem como controlar. Crises vão e vêm, e isso faz parte da natureza do mundo. Mas sua empresa está preparada para as próximas dificuldades que irão surgir?
Muitas das grandes empresas precisaram se reinventar com rapidez, as pequenas precisaram abraçar o digital com bastante força para não ficar para trás. Veja alguns tópicos que foram essenciais para a proteção de empresas de todos os setores:
Investimento em qualificação
Com a dificuldade em achar bons profissionais somados ao custo de uma nova contratação, muitas empresas optaram por qualificar seus funcionários através de palestras e plataformas digitais. É possível encontrar diversas escolas profissionalizantes como o SENAC, e plataformas de e-learning como a Alura, que se propõem em atualizar seus colaboradores com os últimos conceitos e tecnologias do mercado.
As empresas que investiram em seus colaboradores, ensinando -lhes sobre processos ágeis, produtividade, tecnologia e comunicação durante a pandemia, já estão colhendo os frutos na frente de seus concorrentes.
Investimento em qualidade de vida
Qualidade de vida é a base de um bom negócio. Não adianta ser o melhor no que faz, enquanto outras áreas da sua vida estão prejudicando sua capacidade de produzir. Estudos provam que, uma pessoa sem bons relacionamentos, organização financeira, saúde mental, tende a ser mais impactada pelos desafios enfrentados pela sua empresa, especialmente durante uma pandemia.
Procure ter bons relacionamentos com seu time, crie formas criativas de integração e entrosamento. Deixar enraizado na alma de seus colaboradores, que dentro da sua empresa é o melhor lugar para ter uma vida feliz e rica de conquistas, garantindo que eles possam vestir a camisa da empresa, ao invés de gastar “tempo de vida” entre a entrada e a saída dela fazendo suas obrigações.
Não esqueça de ter um planejamento financeiro. Procure fazer uma reserva financeira para enfrentar futuras dificuldades, com aplicações constantes e em bons investimentos. Afinal, você é a melhor pessoa para financiar uma necessidade do seu negócio, e não um uma instituição financeira
Investimento em presença digital
A presença digital foi o que definiu a sobrevivência de vários negócios nesses últimos 2 anos. Quem não investiu em redes sociais, branding, e parcerias, provavelmente fechou as portas nesse tempo.
Portanto garanta que seu cliente lembre-se de você por um bom tempo é essencial para seu crescimento, fortaleça sua marca para garantir mais visibilidade perante seus concorrentes, e faça parcerias com os negócios locais e com profissionais que possam te ajudar em sua jornada.
Como a sua empresa superou esses momentos difíceis? Compartilhe sua história participando do Prêmio Destaque Empresarial 2021. http://aceguarulhos.com.br/pde2021
Caio Felipe Farias é analista de marketing na ACE Guarulhos, formado em Comunicação para Web pela UNIP e estudante de Marketing Digital pela Faculdade Anhanguera
Foto de Mikael Blomkvist no Pexels