Lançado programa “Convivência e Aprendizado no Trabalho”
Denominado “Degrau” , o Programa Convivência e Aprendizado no Trabalho foi lançado em 18/04 no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, em Mogi das Cruzes. A iniciativa é da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, Associações comercias e industriais e a Rede Brasileira de Entidades Assistenciais. A abertura do programa contou com as presenças de Alencar Burti (presidente da Facesp), do prefeito de Mogi, do presidente da ACIMC, Osvaldo Bolanho de Faria, além do deputado Guilherme Afif Domingos. Este último, destacou a importância de fortalecer o terceiro setor para se educar os menores carentes e combater o crescimento do quarto setor: o crime organizado.
Apresentação do Programa
O evento contou com o apoio da Acig (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guarulhos), que convidou lideranças ligadas ao terceiro setor de Guarulhos para participar do lançamento e implantação do projeto. A atual diretoria da entidade defende a união das organizações não-governamentais e demais instituições ligadas ao setor para que o trabalho de assistência social tenha mais resultados. Representando a Acig, compareceram o presidente Anunciato Thomeo Sobrinho; o gerente comercial, Maurici Dias Gomes e o assessor jurídico, Adilson Ribas. Guarulhos foi citada como exemplo dentro do projeto por colaborar na divulgação do mesmo em seus meios de comunicação e, por ser um dos maiores municípios, terá a missão de encontrar 4 mil vagas nas empresas destinadas a menores aprendizes.
Comitiva de Guarulhos: representantes da Acig, Hugo Mesquita (presidente da AGDC) e Viviane (Viva Guarulhos).
O programa visa construir soluções para os desafios da agenda econômica e social do Brasil através da otimização de recursos e potenciais de que já dispõem em sua estrutura. Essas três instituições se unem na tarefa de articular a sociedade civil para ações de responsabilidade social e co-responsabilidade.
Anunciato Thomeo Sobrinho, Guilherme Afif Domingos e Osvaldo Bolanho de Faria.
A primeira ação concreta resultante desta aliança é o Projeto Convivência e Aprendizado no Trabalho, que se propõe a enfrentar o desafio da educação profissionalizante e da inclusão social do adolescente de 14 a 18 anos incompletos. O projeto promove a aplicação prática da Lei 10.097/2000, novo marco legal no que tange aos direitos trabalhistas do adolescente. Da constituição da República (05/10/1988) ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o tema da inclusão social do jovem tem sido tratado com a importância que lhe é devida, com absoluta prioridade.
O evento foi seguido de almoço
ALIANÇA ESTRATÉGICA
Esta aliança reúne pessoas e instituições com a missão de mobilizar a sociedade brasileira para o enfrentamento dos grandes desafios nacionais. Elegeu como prioridade a juventude vulnerabilizada pela falta de perspectiva, pela violência e pela criminalidade.
A aliança coloca-se como um propulsor social, capaz de produzir sentido e fazer esse sentido circular em redes de reeditores que estabelece na sociedade civil; capaz de trabalhar pela mudança do modo de ver, pensar e agir das organizações e pessoas com as quais se relaciona. Para tanto, organiza ações diretas e indiretas na área da mobilização, pedagogia social e comunicação. Participe para contribuir com o desenvolvimento do terceiro setor na cidade de Guarulhos.
Informações pelo telefone 6463-9304, Departamento de Marketing.