A fundação e o desenvolvimento de uma empresa são tarefas fundamentais e complementares. Ambas exigem profunda dose de atenção, dos empreendedores, que devem levar em consideração uma série de aspectos, como a missão de uma empresa — uma das primeiras a serem abordadas.
E sabe por quê? Pois a missão de uma empresa é capaz de guiá-la pela criação de todo o sistema administrativo e o percurso trilhado para alcançá-los. Afinal de contas, é ela que motivou a criação daquela empresa e, por isso, deve estar presente em todas as etapas do processo produtivo.
Quer saber, então, como definir e estabelecer a missão de uma empresa? Basta seguir com a leitura deste post!
Entenda o que é a missão de uma empresa
Primeiramente, é importante definir o conceito de missão de uma empresa, pois existem diversas concepções pouco precisas a respeito. Isso porque, além da missão, existem também os valores do negócio criado, bem como a visão do empreendimento.
Para que não exista mais nenhuma dúvida, a seguir vamos explorar o conceito de cada um desses pontos para você.
Missão de uma empresa
A missão nada mais é do que a razão para aquele negócio existir. Ou seja: a motivação guiada para que o empreendimento ganhe vida e busque o seu destaque no mercado.
Para isso, esse ponto deve esclarecer o segmento de atuação do seu negócio, bem como o que os seus idealizadores esperam que os clientes, fornecedores e parceiros enxerguem.
A visão de uma empresa
Trata-se da projeção do sucesso do seu negócio. Em resumo: é uma apresentação de até onde você deseja levar a sua marca. Por exemplo:
- Ser referência no seu ramo de atuação;
- Ser a empresa com mais destaque em seu diferencial;
- Resolver, definitivamente, um problema em comum enfrentado pelo seu público-alvo.
Com isso, podemos avaliar que, enquanto a missão de uma empresa é a base de sustentação do negócio, a visão é a sua resolução em longo prazo.
Os valores de uma empresa
Tratam-se dos princípios éticos que a empresa pratica, diariamente, para atingir os seus objetivos e metas. Isso significa que cada um desses conceitos complementa o outro, pois são questões que norteiam o passado (a idealização), o presente (a consolidação) e o futuro (a meta), expondo aos interessados o caminho a ser trilhado.
Dicas para criar a missão de uma empresa
Para elaborar a missão de uma empresa com sucesso, destacamos algumas dicas fundamentais para orientar a sua elaboração, como:
- Leve a sério a criação da missão de sua empresa, pois o desvio das qualidades apontadas no documento serão esperadas, exigidas — e cobradas — pelos seus colaboradores, parceiros e clientes;
- Tenha em mente que a missão pode sofrer ajustes, no percurso, mas nunca desvios. Isso porque a missão de uma empresa é, basicamente, o seu DNA, e não deve ser alterado;
- A missão compreende também algumas metas, pois é por meio delas que a empresa vai chegar ao lugar de destaque que procura e está estabelecido nos seus valores;
- Tenha a consciência de que não é possível abraçar o mundo e tentar resolver todos os seus problemas. Por isso, a missão de uma empresa deve ter sonhos palpáveis e atingíveis.
Vale ter em consideração, também, que a missão de uma empresa é elaborada e perseguida diariamente por meio de uma gestão impecável. Por isso, convidamos você a dar uma conferida em nossas dicas de gestão!