Movimento do comércio cai 2,2% nos últimos 12 meses
O movimento do comércio caiu 2,2% em outubro, na variação acumulada em 12 meses (novembro de 2014 até outubro de 2015 contra os 12 meses antecedentes), de acordo com dados nacionais do varejo, sem ajustes sazonal, apurados pela Boa Vista SCPC (empresa parceira da ACE-Guarulhos). No acumulado do ano até outubro houve recuo de 2,6% frente ao mesmo período de 2014, ainda na análise dos dados sem ajuste. Para a variação mensal, houve elevação de 0,4% na análise dos dados ajustados sazonalmente.
Desde julho deste ano, o indicador entrou em território negativo e em suas últimas aferições vem acelerando esta tendência. Fatores macroeconômicos como elevação de juros, piora do mercado de trabalho e inflação em patamar elevado continuarão afetando de forma intensa a confiança e o poder de compra do consumidor. 2015 deverá marcar a atividade varejista como um ano recorde na diminuição das vendas, efeito que provavelmente se estenderá também para 2016.
Dentre os principais setores, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou alta de 4% entre setembro e outubro, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses foi de -4,3%.
A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” caiu no mês, -1,9%, expurgados os efeitos sazonais. Já na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve recuo de 3,9%.
A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” ficou estável no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajuste acumulada em 12 meses houve queda de 1,3%.
Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” apresentou retração de 0,4% no mês – considerando dados dessazonalizados. Na série sem ajuste por sazonalidade, a tendência de longo prazo (dados acumulados em 12 meses) caiu 1,9%.