Museu Aeronáutico será inaugurado na Base Aérea nesta quinta-feira
Como parte das comemorações dos 442 anos da fundação de Guarulhos, será inaugurado nesta quinta-feira (05), na Base Aérea de São Paulo (Basp), em Cumbica, o Museu Aeronáutico de Guarulhos. O evento, que terá início às 10 horas, também contará com a exposição “Invenção e Transcendência”, com obras, pertences e objetos pessoais de Santos Dumont.
Desalojado do Parque de Ibirapuera desde 1999, o Museu Aeronáutico que será inaugurado é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Cultura de Guarulhos, a Fundação Santos Dumont e o comando da Basp. O protocolo de intenções foi assinado em maio pelo prefeito Elói Pietá (PT), pelo presidente da Fundação, José Vicente Cabral Checchia, e pelo coronel aviador Orlanil Mariano Lima de Andrade.
Pelo acordo, a Prefeitura se responsabilizará pela manutenção do espaço, estrategicamente instalado na Base Aérea, de onde é possível observar pousos e decolagens nas pistas do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Caberá também à Prefeitura cuidar da restauração do acervo doado pela Fundação Santos Dumont.
O acervo do Museu Aeronáutico de Guarulhos contará com réplicas dos mais importantes aviões criados por Santos Dumont, como o 14 Bis, de 1906, e o Demoiselle nº 21, de 1956, (originário do Museu do Ar da França), além de modelos como Savoia Marcchetti S-55, EAY-201Ypiranga, CAP-4 Paulistinha, entre outros.
O Museu Aeronáutico pode ser acessado pela rodovia Hélio Smidt, saída do Caesar Park Hotel.