ACE-Guarulhos

Novo curso da USP é um dos mais concorridos.

O curso de relações internacionais, que foi criado este ano pela Universidade de São Paulo (USP), é um dos mais concorridos no vestibular da Fuvest 2002. Serão 3.136 estudantes que disputarão 60 vagas para estudar, ao mesmo tempo, nas faculdades de direito, economia e filosofia da universidade. O curso é uma mescla de comércio exterior e direito internacional e ficou em quarto lugar na relação candidato-vaga do vestibular mais concorrido do País, divulgada ontem.

“Ele atende ao interesse da juventude no mundo globalizado”, disse o assistente da coordenação da Fuvest, Sérgio Massaro. Segundo ele, a grande procura pelo curso não foi uma surpresa, apesar de ser rara uma mudança nos componentes da lista dos mais concorridas da Fuvest. “Recebemos muitos e-mails e telefonemas de candidatos que queriam ter mais informações sobre sobre o curso.”

No período vespertino, 59,7 inscritos vão disputar cada uma das vagas de relações internacionais, no noturno, serão 44,4. Esse foi um dos 13 novos cursos que passaram a fazer parte da Fuvest este ano, sendo 11 na USP e dois na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. Nenhum outro deles esteve entre os dez mais concorridos.

Como de costume, o curso de publicidade e propaganda ficou em primeiro lugar na relação candidato-vaga neste vestibular. Serão 98,8 estudantes disputando cada uma das 20 vagas oferecidas no período da manhã, pouco menos do que em 2000, quando eram 103,1. O número de inscritos para jornalismo também é tradicionalmente alto e a concorrência – que no ano passado foi de 72,4 – passou para 81,2 candidatos por vaga. O curso de medicina foi o que recebeu o maior número de inscritos – 12.844 -, mas está em sétimo lugar entre os mais concorridos, já que oferece 375 vagas.

As provas da primeira fase da Fuvest começam no dia 18 com 60 testes de Português, Inglês, Física e Química. O segundo exame, em 2 de dezembro, terá outras 60 questões de Geografia, História, Biologia e Matemática. Os locais de prova serão conhecidos no dia 8.

Ontem, a Fuvest divulgou a lista dos 255 aprovados nas provas específicas dos cursos de música e de artes plásticas, que este ano foram feitas antes da primeira fase. A Fundação Getúlio Vargas também divulgou a relação dos 700 candidatos que passarão para a segunda etapa do exame, no dia 11.

Sair da versão mobile