O que acontece se eu não registrar a minha marca?
Nos compromissos diários das empresas é comum priorizar assuntos que tratam diretamente sobre investimentos, melhoria de serviços, produtos e a estrutura corporativa no geral. Mas, há uma questão que muitas vezes é deixada de lado: “preciso registrar minha marca?”
É importante que o empresário fique atento quanto à propriedade intelectual e industrial do seu negócio, tendo em vista a competitividade mercadológica e até mesmo as novas formas de compartilhar e consumir conteúdo desenvolvidas a partir da internet.
Com o mundo novo de interações e criação de conteúdo desenvolvido com a internet, é importante que o empresário fique atento quanto à propriedade intelectual e industrial do seu negócio.
Por exemplo, você sabia que não registrar a sua marca pode gerar grandes prejuízos? Uma coisa que hoje é um detalhe, amanhã pode fazer toda a diferença.
Afinal, marca sem registro, é marca sem dono.
Por que devo registrar minha marca?
Quando você faz o registro da sua marca você garante a proteção legal da sua empresa em uma série de casos:
– Impede outras pessoas de usar a sua marca;
– Evita que alguém impeça você de usar a sua marca;
– Uma marca registrada gera receita por meio de franquia, venda ou licenciamento.
O que acontece se eu não registrar minha marca?
As consequências vão desde prejuízos em relação a imagem da empresa e impacto no caixa. Por exemplo, se você não registrar a sua marca e alguma outra empresa faz isso, mesmo que depois de você, e começa a usá-la, além de você não ter o direito de reivindicar, terá que enfrentar um processo por uso indevido de marca e precisar pagar uma indenização entre 3% e 5% calculado em cima do faturamento bruto dos últimos cinco anos da sua empresa.
Além disso, será preciso refazer todo o material de comunicação visual da sua empresa, como fachadas, cartões, anúncios, site e outros. Prejuízo, não é?
Além dessa, também há outras consequências: uma empresa de qualquer ramo, e até do mesmo ramo que o seu, pode utilizar a sua marca. Isso pode confundir o seu consumidor ou denegrir, direta e indiretamente, a imagem da sua empresa caso o concorrente use com más intenções.
Ou seja, é importante você registrar a sua marca. É dessa maneira que se legitima o seu produto ou serviço e garante proteção contra usos indevidos.
E para ajudar você a dar o pontapé inicial nesse processo, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto para você registrar a sua marca e evitar dores de cabeça e problemas futuros.
Como faço para registrar?
– É necessário consultar se a marca já está registrada;
– Definir o setor de atuação da sua empresa;
– Estipular uma apresentação da sua marca e a natureza de atuação.
É um processo extenso e minucioso que pode até parecer desgastante, mas que pode ser facilitado com o auxílio de uma empresa especializada para executar o serviço.
A ACE possui uma equipe qualificada e atenta a todos os detalhes sobre o assunto, cumpre todas as etapas com atenção e se atualiza constantemente sobre informações que podem impactar o seu empreendimento. Saiba mais sobre nosso serviço especializado de registro de marcas.