Muitos empreendedores ainda não sabem bem o que é capital social. Não sabem identificá-lo e defini-lo, o que acaba prejudicando a rotina administrativa e financeira do negócio.
Este é um fator que deve ser conhecido logo no início do processo de formação da empresa que opta pelo modelo de sociedade e que deve ser informado no ato do preenchimento do contrato social ao realizar a solicitação do CNPJ junto a Receita Federal.
Quando uma nova empresa nasce é preciso traçar diretrizes e definir informações que serão cruciais para o desenvolvimento dela, tanto com relação às questões administrativas quanto financeiras. Neste post vamos te ajudar a entender o conceito de capital social e identificar o da sua empresa.
Afinal, o que é capital social?
Capital social é o conjunto de recursos atuais e potenciais que uma empresa possui, antes mesmo de iniciar suas atividades. Ele resume-se na quantia bruta que a empresa necessita para iniciar as atividades e se manter antes de começar a gerar lucros.
Normalmente este capital é definido pelo investimento que os sócios ou acionistas realizam no momento da abertura da empresa, constituindo assim o seu patrimônio próprio.
Por que ele é tão importante para a empresa?
Pense que é este valor inicial que irá garantir a execução de todas as ações necessárias para que a empresa comece a operar no mercado. Ele será investido em:
- Contratação de mão de obra;
- Locação ou compra de carros e transportes;
- Compra de equipamentos ou das ferramentas necessárias para o início dos trabalhos;
- Contratação de serviços;
- Capital de giro.
Além desses pontos, o capital social também irá influenciar na obtenção de crédito junto as concessoras. Em linhas gerais, o capital social define quanto os sócios acreditam no próprio negócio, por isso é preciso de cuidado redobrado na hora de definir esse valor.
Como faço para definir o capital social da minha empresa?
Definir o capital social de uma empresa depende de uma série de fatores como:
- A empresa está sendo aberta por um Empresário Individual?
- É um MEI?
- Existem investidores que irão atuar junto ao negócio?
A melhor forma de responder essa pergunta é partindo para a execução e elaboração do Plano de Negócios da sua empresa, que irá te ajudar a traçar um cenário geral deste projeto. É com base neste documento que você terá mais segurança e assertividade para determinar o capital social da organização.
Comece pequeno, pois é muito mais fácil você aumentar o capital social de uma empresa do que diminuí-lo. Leve em consideração os gastos com taxas, com os documentos necessários, certificados que precisam ser emitidos, contratação de serviços adicionais como assessoria jurídica e contábil, etc. Com base nesses valores tente estipular um valor mínimo para compor o seu capital social.
Com essas dicas e definições do que é o capital social, você já pode começar a dar os primeiros passos rumo à abertura da sua empresa. Conheça a ACE Guarulhos e veja como ela pode te ajudar nesta tarefa.