Ser líder é uma função difícil, porém essencial em qualquer organização. Mas o que é ser líder? O que faz um bom líder? Quais são suas principais características nas relações de trabalho atuais? Como ele pode influenciar nos resultados de uma empresa? A resposta a essas perguntas você encontra no texto de hoje!
O que é ser líder?
O líder é um profissional de muito valor dentro de uma empresa. De forma natural, ele reúne habilidades e competências em prol da produtividade e do crescimento de sua equipe e, consequentemente, do negócio. Por este motivo, é um gestor de pessoas: os funcionários de uma empresa são reflexos da liderança. Quando se tem um líder organizado e motivado, nota-se empregados igualmente organizados e motivados.
Uma boa liderança também possui um bom relacionamento com outros stakeholders de uma empresa, como clientes, fornecedores e diretores. Neste caso, o líder se traduz como aquele que trata bem e valoriza esse público. Assim, se torna referência por mera empatia.
Quais as principais características de um bom líder atualmente?
Um bom líder é o responsável direto pelo sucesso de um negócio. De acordo com Walt Disney, “você pode sonhar, criar, projetar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas são necessárias pessoas para fazer do sonho uma realidade”.
Por isso, uma empresa não depende apenas de ideias e talentos, mas da presença de profissionais que engajam pessoas com as metas da atividade. Eles são os líderes que, na atualidade, reúnem as seguintes características:
- Grande capacidade de influenciar positivamente e inspirar sua equipe;
- Serve como exemplo para os liderados, motivando-os a reproduzir um bom comportamento.
- Rompe resistências sobre a forma de trabalho, fazendo com que todos trabalhem em prol de uma meta comum;
- Boa argumentação;
- Escuta atenta e diálogo aberto com toda a equipe, levando em consideração as individualidades de cada empregado;
- Mantém a congruência entre suas ações e as ideias que defende;
- Motiva seus liderados por meio do reconhecimento do bom trabalho;
- Investe na formação dos seus colaboradores;
- Incentiva a autonomia dos liderados e os orienta.
A maior dificuldade que o líder pode encontrar é motivar sua equipe. A observação e a identificação dos fatores que aumentam o entusiasmo da equipe em relação às tarefas é o melhor caminho para motivar os liderados. Com essa análise, basta traçar estratégias que influenciam o comportamento da equipe.
Qual o papel do líder nos resultados da empresa?
O líder é o responsável por engajar os funcionários sob seu comando no processo de crescimento empresarial. Uma organização só consegue se desenvolver e conquistar espaço no mundo corporativo se todos o colaboradores trabalharem em prol do objetivo comum, e isso é papel de um bom líder.
Assim, ele é a peça-chave de qualquer empresa, uma vez que atua diretamente para que o clima organizacional seja favorável ao bom trabalho de toda a equipe. O resultado de um bom líder é atingir melhores resultados, mantendo a satisfação da equipe e a força de vontade alinhadas com as estratégias dos diretores da organização.
Muitos empresários possuem características de um bom líder. Você é um deles? Já que agora você sabe o que é ser líder, aprenda maiCaso queira aprender mais sobre o tema, leia nosso texto sobre os tipos de liderança!