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OLHOS DO CLIENTE – O sorriso que agrega !

Guarulhos, 04 de fevereiro de 2002

É muito comum vermos hoje na maioria dos estabelecimentos comerciais e empresas esta pequena escrita: “SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO”.

Normalmente, este mesmo cartaz não se aplica aos profissionais desses mesmos estabelecimentos, porque raramente somos recebidos por esses sorrisos, quando damos o nosso “bom dia”. Algumas vezes, temos o retorno verbal que é mecânico e sem vida, traduzido no famoso “pois não?”. Como conseqüência, o atendimento passa a ser educado, mediano e sem muitos resultados principalmente na essência pessoal e profissional.

Em qualquer lugar do mundo o cliente busca a concorrência para cada setor. A concorrência é brutal e acirrada em todos os setores, pois hoje, produtos cujas características são semelhantes, com preços parecidos, condições de pagamentos próximas irão se diferenciar na qualidade do atendimento.

As empresas de um modo geral reclamam que treinar pessoas é caro e investem em tecnologia e como resultado acabam tendo sérios prejuízos contratando mão-de-obra barata, que em médio prazo acabam fechando a empresa, pois o cliente gosta de ser bem atendido e será ele a única ferramenta de medição da qualificação de sua empresa.

Fazendo uma breve análise, observamos que sorrir não custa nada e agrega muito valor a qualquer atitude nossa, e o sorriso neste caso vem a ser a satisfação de servir e devemos expressar nos olhos este prazer.

O processo de compra hoje é inverso e se tem alguém que nos filma são os nossos clientes.

O comando da situação é do cliente, que na realidade “filma” pelos seus olhos os mínimos detalhes de aparência e atitudes de sua recepcionista, porteiro, segurança, balconista, gerentes, caixas, diretores. Devido às muitas opções, o cliente é quem decide se vai comprar ou não.

Considere que, na maioria das vezes, comprar aos olhos do cliente é sempre um ato prazeroso.

O cliente não compra perfume, compra uma possível solução para seduzir melhor, não compra um carro e sim conforto, conveniência, status. Quantas vezes estamos querendo comprar algo e por sermos mal tratados deixamos de fazer a compra e voltamos aborrecidos. E neste caso, lembre-se que uma empresa vem a ser o grupo de pessoas que nos tratam mal com suas atitudes negativas e muitas vezes até preconceituosas, convidando a irmos embora, levando o seu lucro.

A partir de hoje, mude a sua estratégia quando lidar com pessoas e lembre-se que ao servir alguém: você está sendo filmado pelos seus clientes internos e externos, amigos, familiares e por qualquer pessoa que lhe possa acrescentar crescimento pessoal e profissional, portanto, sorria! Não depende de treino, é uma linguagem universal, não custa nada, faz bem para a saúde e sempre agrega algum tipo de ganho em nossa vida.

Tenha sucesso hoje e sempre!!!

“POIS O MERCADO É DO TAMANHO DA SUA IMAGINAÇÃO”.

Paulo C. Silveira é diretor da TDC – Treinamento Desenvolvimento e Consultoria em Vendas e Marketing, Consultor e Palestrante do Círculo dos Profissionais de Vendas e do Dale Carnegie Training.

paulocsilveira@aol.com