A indústria e o comércio da construção civil uniram forças para eliminar deficiências que prejudicam os negócios finais. A parceria se dará com a criação conjunta de serviços para o consumidor. A Suvinil, líder no mercado de tintas, formou um banco de dados de eficientes pintores e colocou à disposição das lojas. A Cecrisa, maior fabricante brasileira de cerâmicas, oferece aos varejistas um software com informações sobre os produtos estocados, para facilitar o planejamento das empresas e evitar que não cumpram prazos de entrega.
As lojas também fazem sua parte. A C&C, por exemplo, destinou nos seus pontos-de-venda espaço para fornecedores darem cursos sobre seus produtos a atendentes e consumidores. “Após melhorar a aparência e a comunicação visual das lojas, e de a indústria fabricar produtos de alta qualidade a preços competitivos, o setor percebeu que precisa mostrar essa evolução aos clientes finais”, diz o diretor-geral da C&C, Jorge Gonçalves Filho.
A estratégia ocorre num período em que os negócios da construção civil já não têm a força dos últimos anos.
Luciana Moglia