Pioneirismo na obtenção do certificado ISO 9001: 2000
A trajetória da SOS Empresarial Consultoria e Contabilidade em quase dez anos de existência é um exemplo a ser seguido por muitas empresas prestadoras de serviço. Fundada em dezembro de 1993 por Wilson Giglio, a SOS cresceu calcada no diferencial dos serviços oferecidos. “Não se trata apenas de ser otimista num país freqüentemente em crise, mas sim de investir na qualidade, treinamento de pessoal e atendimento personalizado”, avalia.
Uma avaliação simplista para um homem com experiência de mais de 30 anos na área administrativa de grandes empresas e que partiu para o ramo de consultoria fazendo uso de sua maturidade profissional e know-how adquiridos. Com sua formação em contabilidade e administração, Giglio chegou a ser diretor de empresas produtoras de ração animal e produtos agropecuários.
Com as dificuldades impostas às empresas pelo Plano Collor, Giglio, que estava em Belém do Pará, voltou a Guarulhos e viu que havia deficiência na área contábil nas indústrias locais, resolveu então partir para a área de consultoria. Montou a SOS Empresarial, tornou-se associado da ACIG e em pouco tempo tinha várias empresas clientes e um aumento no seu quadro de pessoal. “Desde o início tínhamos como missão fazer uma contabilidade que possibilitasse às empresas trabalharem melhor”, lembra. Hoje, conta com uma carteira de 10 grandes clientes e 30 micros e pequenas empresas.
A maior conquista do escritório contábil foi a obtenção em janeiro deste ano, da Certificação NBR ISO 9000/2000, através da Fundação Vanzolini. “Era um sonho nosso e vinha ao encontro dos nossos objetivos de prestar serviço qualificado”, relata o diretor técnico da SOS, que contratou em junho do ano passado uma empresa para orientá-lo neste projeto.
A solenidade de entrega do certificado, ocorrida em 30/01, no Open Hall Convention Center, contou com as presenças da perita da Fundação Vanzolini, Carla Santovito; do vice-presidente da Fenacon (Federação das Empresas de Contabilidade e de Assessoria, Perícias, Informações e Pesquisas) Antonio Marangon, e do presidente da Acig, Anunciato Thomeo Sobrinho.
Thomeo lembrou na ocasião que a certificação da SOS Empresarial demonstra a preocupação com a qualidade dos serviços oferecidos ao cliente e espera que sirva de estímulo para outras empresas, pois, aquelas que não buscarem o aperfeiçoamento de suas atividades acabarão ficando para trás.
Marangon ressaltou que a SOS é a primeira empresa do ramo a obter a certificação na nova versão, o que atesta a qualidade de seus serviços. No Brasil apenas quatro empresas possuem a ISO 9001, sendo que duas são do estado de São Paulo. O diferencial da empresa guarulhense é ter obtido a ISO 9001 na versão 2000.
Representante da Fundação Vanzolini, Carla Santovito salientou a dedicação da equipe da SOS no cumprimento de todas as etapas exigidas no processo. Giglio sabe que tão difícil quanto à certificação é a manutenção do nível de satisfação do cliente. Mas não teme o desafio. “O pensamento do empresariado mudou muito nos últimos dez anos, que está mais preocupado em produzir e vender, deixando para o escritório contratado a incumbência de administrar sua contabilidade, até por uma questão de redução de custos. Isso facilita o nosso trabalho, pois nos dá autonomia e assegura a eficiência”. O diretor destaca que entre os diferenciais da SOS estão o fornecimento de 14 tipos de relatórios gerenciais analíticos com custo industriais, 26 gráficos de acompanhamento anual e a agilidade na entrega do balanço mensal, “o que muitos não conseguem ter na contabilidade interna”, completa.
O mercado de contabilidade, na visão de Giglio está cada vez mais profissionalizado e ganhou com o aprimoramento da legislação brasileira e informatização dos sistemas. “A burocracia nos órgãos federais e estaduais, principalmente na abertura e fechamento de empresas continuam sendo os entraves para o crescimento da economia”, conclui.