Planejamento e propósito são temas do último encontro de colaboradores do ano
10º Colocando a conversa em dia teve palestra de Adam Kubo

O que faz você levantar animado todo dia? Quais são as características comuns entre as pessoas de sucesso? Duas palestras procuraram responder a essas perguntas, na manhã desta sexta-feira, 1º/12, dia do último encontro “Colocando a conversa em dia”, entre colaboradores da ACE-Guarulhos, em 2017.
O superintendente Maurici Dias Gomes falou sobre o “Ikigai”, uma expressão utilizada no Japão e que significa o motivo pelo qual acordamos todas as manhãs. Segundo executivo, os japoneses acreditam que este sentimento está baseado em quatro pilares no ser humano. “O ikigai é encontrado quando a pessoa equilibra realizações e expectativas na profissão, vocação, missão e paixão. Quando faz algo unindo isso, chega à satisfação”, explicou. E completou dizendo que o ikigai não é fixo. “Ele se transforma durante nossas vidas à medida em que a essência daquilo que é importante para nós varia”.
Os temas escolhidos para esses encontros buscam “conversar” com a vida dos colaboradores dentro e fora da ACE. “São temas que sempre buscam a reflexão dos nossos colaboradores para atitudes positivas tanto na vida profissional quanto na atuação de cada um na entidade”, disse Maurici.
Com base neste objetivo, o diretor de Relações Econômicas da Prefeitura de Guarulhos, Adam Akihiro Kubo, foi convidado para palestrar para encerrar os encontros deste ano. Ele fez uma apresentação sobre planejamento de vida com propósito. “Mesmo grandes mentes acabam não ‘dando tão certo’ na vida. Estudiosos descobriram que falta algo comum em pessoas extraordinárias: planejar cada passo da vida estabelecendo metas para as quais essa caminhada deve levar. Parafraseando passagem de um conhecido filme, ‘quando não se sabe para onde ir, qualquer caminho serve’. Todos nós devemos ter claro na mente o que queremos para nós. Este deve ser o propósito. E é por ele que devemos planejar nossa vida”, apontou.
Surpreenda o associado
Durante o “Colocando a conversa em dia” desta sexta-feira foi apresentado o projeto vencedor da campanha interna “Surpreenda o Associado”, que teve o objetivo de engajar os colaboradores da ACE em ideias para implantar em benefício dos empresários associados à entidade.
Ao todo, 12 funcionários apresentaram 15 projetos, todos com ideias que, independente de terem sido vencedoras, serão analisadas pela diretoria para implantação. O prêmio para o projeto vencedor foi uma estadia em um resort em Olímpia, no interior de São Paulo.
E a ideia vencedora foi da analista comercial Gláucia Nascimento, que trabalha há 9 anos na entidade. “Quando entrei aqui, fazíamos uma pesquisa simples com os associados para saber, entre outras coisas, se ele conhecia os serviços da ACE e se havia algo a ser melhorado. Pensei que, como o mercado evolui e concorrentes aparecem, seria bacana retomar essa espécie de ‘ouvidoria’ para sabermos se nossos produtos e serviços estão sendo bem divulgados ou se os associados têm algo no mercado que a gente possa oferecer com mais qualidade. Acho que devemos ouvir ‘a dor’ do nosso associado para tentar curar com mais assertividade”, explicou Gláucia, que chegou a enviar outro projeto à campanha.
“Várias ações que implantamos nesta minha primeira gestão vieram de conversas com nossos funcionários. E essa campanha motivou ainda mais nossa equipe a buscar soluções simples e de baixo custo, mas que impactam diretamente no nosso associado. Isso é muito importante”, afirmou o presidente da ACE, William Paneque, que ficou com a responsabilidade de escolher o projeto vencedor.