Preços e contenção afetam intenção de compras para o Dia das Crianças
Pesquisa da Boa Vista SCPC aponta que 57% dos consumidores brasileiros gastarão menos ou a mesma quantia do ano passado na compra do presente
O aumento dos preços e a contenção de despesas são os principais motivos que farão com que os consumidores gastem menos com o presente do Dia das Crianças neste ano, na comparação com 2016, segundo a Pesquisa Hábitos de Consumo da Boa Vista SCPC (parceira da ACE-Guarulhos), feita com cerca de 1.100 pessoas, em todo o Brasil, especialmente para esta data.
Os que irão priorizar o pagamento de outras despesas, como contas de consumo (água, energia elétrica, internet), mensalidade escolar e plano de saúde, ocupam a terceira posição, seguidos dos que alegam o desemprego (10%) e a redução de renda (9%).
Também de acordo com a sondagem da BVS, 33% disseram que gastarão a mesma quantia do ano passado e 24% menos. Os que gastarão mais representam 43%. Cresce em aproximadamente 14% o valor médio pretendido para a compra do presente do Dia das Crianças em comparação ao ano de 2016, passando de R$ 174 para R$ 198.
Para o presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, o comportamento retrata o momento da economia, que apresenta melhoras, mas ainda não é o suficiente para refletir em números positivos no varejo. “O Dia das Crianças é uma data importante para o comércio, não apenas em Guarulhos, mas em todo o País. Esperamos que a turbulência política diminua e que isso afete cada vez menos os esforços para a retomada da economia”, apontou o dirigente.
A Pesquisa Hábitos de Consumo da Boa Vista SCPC ouviu 1.078 consumidores em todo o Brasil, entre 28 de agosto a 8 de setembro.