Prefeito de Guarulhos assina convênio do Infocrim com o Estado
O prefeito Elói Pietá (PT) assinou na manhã desta segunda-feira, dia 1º de julho, um convênio com o governo estadual para a instalação do Infocrim (Sistema de Informações Criminais) no município. O termo de adesão foi subscrito pelos demais prefeitos dos municípios que integram o Fórum Metropolitano de Segurança Pública.
A assinatura faz parte do programa do governador Geraldo Alckmin, composto também pela entrega de mil cartas de crédito habitacional para policiais militares. O Sistema de informações Criminais foi lançado em setembro de 2001, interligando os 93 distritos policiais e as 79 companhias da Polícia Militar da Capital.
Através dele, as prefeituras poderão acessar dados das polícias Civil e Militar, em tempo real, como mapas e estatísticas, por meio da Intranet (rede fechada de informações). Mesmo com a assinatura do convênio, o Infocrim só deverá ser disponibilizado para as 39 prefeituras da Grande São Paulo em até 90 dias.
O sistema foi desenvolvido por técnicos da Secretaria da Segurança Pública a um custo de cerca de R$ 100 mil e será montado na sede do Centro de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), na Capital.
Agora, caberá às prefeituras disponibilizar a infra-estrutura necessária, abrindo licitação para promover a aquisição de equipamentos compatíveis para que cada representante tenha acesso seguro às informações. Haverá ainda um processo de treinamento de pessoal, que deverá ser feito por monitores do Estado, para que o sistema possa ser operado com a devida segurança.
O prefeito prometeu agilizar todo o trâmite burocrático para que Guarulhos tenha acesso às informações do Infocrim com a maior brevidade.Pietá, que responde pelo Grupo de Trabalho de Comunicação do Fórum Metropolitano de Segurança Pública, considerou a assinatura do convênio um verdadeiro avanço para combater o avanço da criminalidade. “Certamente, todos os prefeitos já estão trabalhando firme para que o Infocrim seja um aliado importante no combate à criminalidade. Agora poderemos elaborar um verdadeiro plano de segurança para toda a região metropolitana”, sintetizou.