Com objetivo de formar agentes multiplicadores de orientação e combate ao mosquito da dengue, a Secretaria de Saúde vai realizar uma palestra para coordenadores e professores das redes municipal, estadual e particular da cidade. A atividade será realizada nesta quarta-feira, dia 13, no teatro Nelson Rodrigues (praça Cícero de Miranda, s/nº), a partir das 9 horas.
Os convidados participarão de uma palestra sobre a dengue, com informações sobre a doença e principais formas de combate. Também serão abordadas a situação da doença em Guarulhos e as formas com que o mosquito Aedes aegypti tem sido combatido na cidade.
Além da palestra, professores e coordenadores poderão assistir à peça “Xô Mosquito”, que de maneira divertida e bastante didática traz informações importantes sobre a doença. “Nosso objetivo é fazer com que as escolas trabalhem com esta encenação apresentando-a para os alunos”, explica a chefe da divisão técnica de Controle de Zoonoses, Mirian Lippolis Brugnhola. A peça foi escrita pelos próprios agentes de Saúde que atuam na campanha.
Ainda, de acordo com Mirian, o outro objetivo da atividade é incentivar as escolas a criar grupos de “patrulheiros mirins”, reunindo os alunos para combater a dengue. “Sabemos que as crianças têm uma força incrível e são excelentes fiscais. Elas estão sempre pegando no pé dos pais, amigos e vizinhos e, com certeza, vão nos ajudar nessa batalha. Só basta convocá-las para a luta”, diz Mirian.
Até o momento, Guarulhos registra 50 casos de dengue sendo 41 importados e nove autóctones (contraídos no município).