ACE-Guarulhos

Programação do Municipal é imperdível neste Natal

Sete dias de programação gratuita de balés e orquestras

O melhor presente de Natal quem dá é o Teatro Municipal. O próprio Papai Noel já quebra a cabeça para achar algo melhor que o “Festival de Natal”, programação especial de encerramento das atividades dos Corpos Estáveis do Teatro Municipal de São Paulo. Serão sete dias de programação gratuita, de 14 a 21 de dezembro.

Os programas incluem o Balé da Cidade de São Paulo, a Orquestra Sinfônica e o Coral Municipal. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada espetáculo. Confira abaixo os programas em detalhe e corra. Só não vale entrar pela chaminé do teatro.

Dia 14, às 18h – Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

* Considerado um dos mais importantes grupos de câmara da América Latina, o quarteto, formado por Luís Amato e Betina Stegman (violino), Marcelo Jaffé (viola) e Robert Suetholz (violoncelo), interpreta Haydn (Quarteto) e Dvorák (Quinteto para duas violas) no dia 14 de dezembro, às 18h, no Municipal. Para essa apresentação o quarteto conta com a participação da violista Maria Vishinia.

Dias 15, às 16h, e 18, às 21h – Coral Paulistano

Eleito várias vezes pelos críticos como “coral modelo”, o Coral Paulistano, acompanhado pelo Coral Infanto-Juvenil da Escola Municipal de Música, faz duas apresentações no festival de Natal.

No dia 15, sábado, interpreta Monteverdi (Glória 7 vozes p/coro e cordas) C. A. P. Fonseca (Dona nobis pacem da Missa Afro-Brasileira), Protterfield (Dona nobis pacem para coro juvenil e piano), e Bernstein (Mass).

No dia 18, Terça-feira, o programa traz Guarnieri (Ave Maria), Lacerda (Romaria), Fonseca (Dona nobis pacem da Missa Afro-Brasileira) e Bernstein (Mass) além de Negro Spirituals (para coro, solista e piano). A regência é da maestrina Mara Campos. Divulgação

Coral Paulistano vai se apresentar nos dias 15 e 18

Dia 17, às 12h30; dia 18, às 18h – Vesperais Líricas e Concertos do Meio-Dia

* Encerrando a programação das séries Concertos do Meio Dia e Vesperais Líricas, a Camerata São Paulo e solistas dos Corpos Estáveis do Teatro Municipal apresentam trechos da obra O Messias, de Georg Friedrich Haendel. Direção musical e regência: Daniel Misiuk.

Dia 19, às 17h – Escola Municipal de Bailado

· O Corpo de Baile Jovem, da Escola Municipal de Bailado, apresenta a Suíte de “O Quebra-Nozes”, versão da coreografia original de Lev Ivanov, com música de Tchaikovsky, que teve sua estréia em 1892, na Rússia.
· Baseada num conto de Hoffmann, “Quebra-Nozes e o rei dos Ratos”, a trama se passa no Natal e conta a história da menina Clara que recebe de presente um quebra-nozes em forma de soldadinho.
· Em seu sonho, ela o salva do rei dos Ratos, numa batalha entre ratos e soldadinhos de chumbo. Transformado em príncipe, o Quebra-Nozes a leva ao Reino dos Doces, no qual a Fada Açucarada os recebe com várias crianças. Adaptação coreográfica: Esmeralda Penha Gazal, Mariângela D´Andrea, Yara Ludovico e das professoras Beth Durão, Kátia Dias e Kátia Rocha. Direção teatral: Alberto Soares. Participação do ator Fausto Ribeiro. Cenografia: Dorival Chavinato. Figurinos: Madalena Machado.

Dia 19, às 21h – Balé da Cidade de São Paulo

O Balé da Cidade de São Paulo, dirigido por Monica Mion, apresenta quatro coreografias de seu repertório:

Óculos Azuis, de Olaf Schmidt – duo que descreve as tentativas de uma mulher solitária, com óculos azuis, em estabelecer uma relação com um desconhecido num banco de jardim, Interlúdio, de Jorge Garcia – a coregrafia faz uma colagem de trechos de óperas cômicas de Verdi e Mozart, Lac, de Sandro Borelli – reinterpretação do famoso pas-de-deux do Lago dos Cisnes Divulgação

Balé da Cidade apresenta Interlúdio

Axioma 7, de Ohad Nakrin – dançada ao som do Concerto de Brandenburgo nº 4, de J. S. Bach, trata da existência de Deus.

Segundo o coreógrafo, são 25 minutos de busca da combinação entre corpo e música.

Dia 20, às 17h – Orquestra Acorde para as Cordas

* A Orquestra Acorde para as Cordas faz apresentação especial de Natal interpretando Dvorák (Sinfonia nº9 ” do Novo Mundo”), Folclore Francês (Frère Jacques), Paganini (A Caça), Matesky (Com desculpas a Poulec), E. Morricone (Gabriel's Oboé), Vivaldi (Inverno), Beatlles (Twist and Shout), Bach (Cantata 147) e Beethoven (Tema da Nona Sinfonia). A orquestra é formada por alunos de música com idade entre 11 e 19 anos.

Dias 20 e 21, às 21h – Orquestra Sinfônica e Coral Municipal

* O organista José Luís Aquino e a soprano Elayne Caser são os solistas convidados para os concertos de encerramento da Orquestra Sinfônica Municipal e do Coral Lírico. No programa, Felix Mendelssohn-Bartholdy (Salmo 42, op. 42) e músicas de Natal de vários compositores. Regência: Mário Zaccaro.

Serviço:

Teatro Municipal
Praça Ramos de Azevedo, s/n – Centro – São Paulo
Tel: (0XX11) 222-8698
Os ingressos gratuitos para o “Festival de Natal” serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação.

Sair da versão mobile