Projeto de revitalização de fachadas tem aval da diretoria
A diretoria executiva da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) aprovou na terça-feira, 24, o projeto idealizado pelo escritório de arquitetura da Universidade Guarulhos (UnG) que propõe a revitalização das fachadas das lojas da Rua Dom Pedro II.
Diretores da ACE aprovaram projeto
O projeto é uma iniciativa da ACE-Guarulhos, que quer se antecipar a proposta de Lei que tramita na Câmara Municipal e que propõe o projeto Cidade Limpa ao município. Elaborado pelos estudantes de arquitetura da universidade, Rogério Trajano e Vertoni Rabelo, sob supervisão dos professores Wendie Requena e Cláudio Fugita, o projeto prevê uma ação de padronização democrática.
Requena e Fugita, professores da universidade, fizeram a apresentação do projeto. Inicialmente, eles mostraram fotos da região central de São Paulo, que passou por uma transformação após a implementação da Lei Cidade Limpa. Para os profissionais, diferentemente de Guarulhos, os prédios da Capital Paulista possuem um precioso valor arquitetônico o que acabou facilitando a introdução da nova regra. Por conta destas diferenças, o escritório de arquitetura da UnG elaborou layouts de fachadas diferentes, dois deles utilizando o Allucabond® – uma placa composta de alumínio e plástico.
Outra ação proposta foi à instalação de totens com identificação das lojas presentes na extensão da via.
“Considero que a mudança da fachada é mais uma etapa que os comerciantes precisam passar após todo o processo de revitalização do centro”, completou Wilson Lourenço, presidente da ACE.
Jacques Miranda, novo diretor de marketing da entidade, aprovou a criação do projeto e vê que a proposta valorizará a região central. “O proprietário da loja que investir na fachada garantirá uma importante valorização do seu estabelecimento”, disse.
A professora Wendie Requena apresentou projeto aos diretores
Agora, a Associação Comercial, em parceria com a UnG e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizarão no próximo dia 14 de abril, às 8h, nas dependências da universidade a apresentação do projeto para avaliação dos comerciantes