Notícias

Projeto Empreender é apresentado para entidades do Estado

Guarulhos, 24 de julho de 2002

ACIGA Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), e a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), em parceria com o Sebrae-SP, lançaram em 19/07, em São Paulo, o Projeto Empreender. Compareceram ao evento o presidente da Acig, Anunciato Thomeo Sobrinho, juntamente com o gerente comercial Maurici Dias Gomes, e o gerente do Sebrae Guarulhos, Samir Nagi Khalil.

O objetivo principal é elevar a competitividade das micro e pequenas empresas do estado, reunindo-as em grupos organizados, promovendo o desenvolvimento organizacional das associações empresariais.

Para isso serão criados grupos setoriais, dentro das Associações Comerciais eIndustriais existentes em todo o Estado, com o apoio direto e efetivo da Facesp e do Sebrae/SP, nos quais as micro e pequenas empresas aprenderão a identificarmelhoros problemas comuns e, desta forma, ganhar importância junto a seus fornecedores.

As principais atividades desenvolvidas no âmbito dos núcleos setoriais são: a discussão de problemas comuns e a busca de soluções; cursos a respeito de temasdeinteressedasMPEs,comprasem grupos, vendas em conjunto; e visitas eparticipaçõesemfeirasemissões,inclusiveemeventos realizados no exterior.

OpresidentedaFacesp e ACSP, Alencar Burti, fez a abertura do evento. Segundo ele, o projeto tem grande significado social e econômico. “Servirá para diminuir as possibilidades de insucesso dos novos empreendedores que terão como saber as condições que o mercado oferece com o máximo de informações”, disse.

O Projeto Empreender foi lançado em 1991, em Santa Catarina, e desde então jáfoi implantado em oito estados e 210 municípios, onde foram criados 901 núcleossetoriais,quecongregam12.183microepequenas empresas. A segundafasedeimplantaçãodoprojetocomeça em São Paulo e pretende atingir os 27 Estados da União e 650 municípios. Quando tiver a sua fase de implantação concluída o Empreender deverá contar com 3.250 núcleos setoriais, que representarão 32.500 empresas.

Os resultados obtidos desde a implantação do projeto são muito animadores: as micro empresas participantes têm registrado índices de sucesso e de longevidade crescentes,com reflexos positivos no nível de emprego e aumento da arrecadação de tributos municipais, estaduais e federais. Além disso, tem crescido bastante entre as micro e pequenas empresas participantes do projeto o espírito de associativismo e de cidadania de seus proprietários e empregados.

Deverão participar do Projeto Empreender em todo o Estado 116 municípios, incluindo a Capital, com o envolvimento das ACIs participantes e da Facesp, emparceria com o Sebrae/SP. Com tal finalidade, estão agendados mais dois lançamentos durante este mês.

ACIG