ACE-Guarulhos

Queda nas vendas foi de 5,52% em 2001

Os dados definitivos da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista, da Fecomércio-SP, apresentam queda nos indicadores no mês de dezembro.

O faturamento real apresentou queda de 1,50% no mês, ao passo que a variação acumulada jan-dez/2001 com relação jan-dez/2000, teve variação negativa de 5,52%.

Na comparação com dezembro do ano anterior, a variação do faturamento também foi negativa, alcançando 10,24%.

No que se diz respeito às vendas físicas, o comércio geral também apresentou queda no seu indicador, com 3,07% de variação, encerrando o ano em baixa 6,51%.

Em relação a dezembro do ano passado, as vendas físicas apresentam queda de 11%.

De acordo com técnicos da Fecomércio SP, os resultados das vendas de Natal não foram suficientes para compensar as perdas acumuladas ao longo do ano.

Além disso, quando analisada a série dessazonalizada, é possível concluir que neste Natal as vendas foram mais fracas do que em anos anteriores (em dez/2000, o faturamento real do comércio geral apresentou, dessazonalizadamente, alta de 1,47%, e em 1999, este indicador ficou em +6,04%).

Para os técnicos, o ano passado foi um período particularmente difícil para o comércio, tendo em vista que tanto fatores negativos internos e externos afetaram o desempenho da economia, influenciando, desta forma, os indicadores da comparação com o mesmo período do ano anterior, e também na relação sazonal.

Sair da versão mobile